//
Bairro Estância Velha passa por nova pulverização contra a dengue
Download Imagem Original
Foto: Amanda Furtado/PMC
Um novo ciclo de pulverização contra o mosquito adulto Aedes aedgypti foi realizado no bairro Estância Velha. A Secretaria de Saúde (SMS) emitiu Alerta Epidemiológico, em janeiro, informando que, por critério clínico e laboratorial, foram confirmados casos autóctones de dengue no local. Na última semana, mais ocorrências foram confirmadas. Conforme boletim semanal do setor de Epidemiologia, 57 pessoas contraíram a doença nessa área, configurando surto epidêmico.
A aplicação de inseticida aconteceu em trechos da Travessa 10 e ruas Ernesto da Silva Rocha, São Joaquim e Olavo Fernandes, no final da tarde dessa quinta-feira (9). As pulverizações são feitas, após Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e somente com casos notificados e positivos para dengue, chikungunya e zika vírus, visando o bloqueio vetorial do mosquito transmissor para minimizar a circulação do vírus na região.
Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.
Métodos de Prevenção
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
Manter caixas d’água tampadas
Colocar tela nos ralos de água da chuva
Secar pneus e protegê-los das interpéries
Limpar calhas da residência
Escovar os pratos (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente
Manter piscinas limpas e com água tratada
Usar repelente para o corpo e de ambiente
Telar portas e janelas das casas
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Sibeli Fagundes