Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/reduzida-dengue-2-3-1.jpg

Bairro Estância Velha recebe nova pulverização para combater a dengue

Download Imagem Original

Foto: Flávio Fontoura - Arquivo PMC

Dois novos ciclos de pulverização contra o mosquito adulto Aedes aedgypti acontecem nesta quinta (25) e sexta-feira (26) no bairro Estância Velha. A Secretaria de Saúde (SMS) emitiu Alerta Epidemiológico informando que, no mês de janeiro, por critério clínico e laboratorial, foram confirmados casos autóctones de dengue no bairro (contraídos na própria região). Conforme boletim semanal do setor de Epidemiologia de Canoas, há 20 casos contabilizados nessa localidade, configurando surto epidêmico.

“A Secretaria de Saúde realiza um trabalho ampliado de pesquisa vetorial especial, com a eliminação de criadouros, busca ativa de casos e educação em saúde. O trabalho é feito pela equipe da Zoonoses e Agentes de Combate às Endemias, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde da região”, informa o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. O objetivo principal é eliminar o mosquito para prevenir novos casos da doença.

A aplicação de inseticida acontece em trechos da Avenida Sezefredo Azambuja, ruas Luis Pereira de Souza, Júlio Pereira de Souza, Travessa Figueiredo e alguns becos. As pulverizações são feitas, após Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e somente com casos notificados e positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus, visando o bloqueio vetorial do mosquito transmissor para minimizar a circulação do vírus na região.

Métodos de Prevenção
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
Manter caixas d’água tampadas
Colocar tela nos ralos de água da chuva
Secar pneus e protegê-los da chuva
Limpar calhas da residência
Escovar os pratos (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente
Manter piscinas limpas e com água tratada
Usar repelente para o corpo e de ambiente
Telar portas e janelas das casas

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.