O bairro São Luís ganhou a partir deste sábado (7) um novo campo de futebol, localizado na área junto ao Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e do secretário de Esporte e Lazer do município, Roberto Tietz.
O campo de futebol, que recebeu o nome de Praça de Esportes Baixada das Caneleiras, será mantido pela Associação Ajax e pelo Grêmio São Cristóvão. Na ocasião, o prefeito de Canoas, com a conclusão do campo, comprometeu-se com a construção de uma pista para prática de caminhada na área. “Temos aqui duas associações que têm uma história bonita com Canoas. Esta união de esforços é fundamental para a cidade”, disse o prefeito.
Em março de 2017, a Prefeitura de Canoas colocou fim a uma batalha de 37 anos para a construção de uma sede esportiva do Grêmio São Cristóvão. Desde 2006, já foram quatro cessões de áreas públicas – concedidas pela Prefeitura em diferentes administrações – e todas revogadas por reivindicações da comunidade de entorno. A atual Administração Municipal passou a intermediar o diálogo entre os moradores do bairro e os dirigentes do clube. O primeiro passo para amenizar a discórdia foi ouvir a comunidade e suspender temporariamente as obras para uma reavaliação do empreendimento, que é complementado por um projeto poliesportivo, com pista de caminhada e escolinha de futebol para crianças.
Depois de análise de dois possíveis terrenos, foi realizada uma parceria para o São Cristóvão compartilhar a área pública onde está instalado outro clube de futebol, o Ajax. “Este é um modelo exemplar de cedência compartilhada, que só vai enriquecer as atividades esportivas e de lazer nesta região – algo que queremos levar para outras instituições da cidade”, avalia o prefeito Busato.
Para o Ajax, a notícia veio como uma oportunidade de dar seguimento a diversas ideias. “Área pública é para ser compartilhada e trazer benefícios para a comunidade. E essa parceria veio brindar muitos projetos bons, porque poderemos unir investimentos com o São Cristóvão, trazendo melhorias para a meninada e também para os idosos”, afirma o diretor do Ajax, Joni Leindecker.
Entenda o caso
A obra do Grêmio São Cristóvão, que tem origem no antigo Projeto Bairro Melhor, foi licenciada por edital aberto em maio de 2016, mas deveria ser realizada no Loteamento Igara II. Depois de contemplado, o projeto teve seu local alterado para uma área verde do bairro, garantida legalmente para lazer, recreação e prática esportiva. Embora com amparo da Lei Municipal nº 5269/2008, a cedência do espaço desagradou a comunidade, que não foi consultada pela administração municipal antes das iniciativas.