Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/IMG_9385.jpg

Bate-papo reúne dois vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2023 na Feira do Livro de Canoas

Os escritores Airton Souza e Bethânia Amaro foram vencedores nas categorias Romance e Contos, respectivamente
Download Imagem Original

Foto: Richard Brites/ Divulgação

A programação da 39ª Feira do Livro de Canoas proporcionou, no início da noite de terça-feira (26), um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023. Os escritores Airton Souza (PA) e Bethânia Pires Amaro (PE) compartilharam suas vivências literárias durante a atividade no Auditório Sady Schwitz, com a mediação de Diogo Cézar Borges (RJ). A autora Bethânia é pernambucana radicada em São Paulo e ganhou na categoria Conto, com a obra O Ninho, entre 725 concorrentes.

“O Prêmio SESC ajudou no acesso a uma grande editora, na comunicação e na inserção da publicação no circuito, o permite que o livro chegue a muitos leitores. Isso faz muita diferença para o escritor que está ali publicando o seu primeiro livro, que está começando. Então, eu sou muito grata ao prêmio pela oportunidade de ter colocado esse livro na mão de tanta gente, de ter me dado espaço para estar aqui conversando com vocês”, disse. Na semana anterior ao bate-papo em Canoas, Bethânia ganhou o Prêmio Jabuti 2024, também na categoria Contos, com o livro composto de 15 histórias.

O paraense Airton venceu, no ano passado, o reconhecido prêmio literário nacional como o livro “Outro Outono de Carne Estranha”, sendo eleito o melhor Romance, entre 770 obras inscritas na edição. “Essa é a primeira vez que venho a Canoas e ao Estado. É uma grande alegria falar um pouco do meu romance que se passa no Pará, no Garimpo de Serra Pelada. De modo geral, é um pedaço esquecido da história do Brasil. E mostrar isso nessa conversa para o Rio Grande do Sul é importante, mostrar o quanto ela faz parte de toda uma história de violência, abusos e poder”, disse.

Reconhecido pela sua importância na formação de escritores inéditos, o Prêmio Sesc de Literatura avalia obras nas categorias Romance, Conto e Poesia, com qualidade para edição e circulação em todo País. Ainda é valorizado pela comunidade literária pela possibilidade de abrir portas a novos escritores e propiciar a renovação no cenário nacional.

Escritório de Comunicação

[addtoany]