//
Bem-Estar Animal já passa por melhorias nos primeiros dias do ano
Animais aglomerados, felinos alojados dentro de containers, falta de ração, más condições de higiene e materiais de construção necessários, porém inutilizados. Essas são só algumas das situações encontradas na Secretaria de Bem-Estar Animal em 1° de janeiro.
O cenário, que já ganhou providências nos primeiros dez dias do ano, foi vistoriado pelo prefeito recém-empossado, Airton Souza, que visitou o local neste sábado (11), junto à secretária de Bem-Estar Animal, Paula Lopes. “Nosso papel e missão é melhorar o que encontramos aqui, e tudo isso com investimentos que já estamos fazendo”, garante Airton Souza.
Mudanças já começaram
As diferenças já podem ser vistas e, mesmo em pouco tempo, os números comparativos destes primeiros dias em relação ao ano passado falam por si só. Nos primeiros dez dias de 2024 foram realizados 364 atendimentos, 287 cirurgias e duas adoções. Já em 2025, foram atendidos 496 casos, feitas 332 cirurgias e 24 adoções.
“Nós chegamos aqui e nos deparamos com falta de ração. As rações que estavam sendo usadas pelos tratadores eram doações deslocadas para cá. São coisas simples de serem resolvidas, mas que não estavam sendo”, conta Paula.
Para a responsável técnica do Bem-Estar Animal, Tainara Harth, uma das grandes conquistas neste começo de ano foi a realocação de 29 gatos que viviam em gaiolas individuais. “Agora eles estão no nosso gatil, e a gente consegue ver a satisfação deles em ficar ali, em conseguir arranhar as unhas, se esticar, comer, ter interação com outros animais que antes não tinham. Eles ficavam em gaiolinhas.”
“Fazer essas mudanças, cuidar com atenção da causa animal, já fazia e faz parte do nosso plano de governo. Nós não vamos mais amontoar animais. Vamos dar acomodações dignas para eles e também fazer campanhas fortes e contínuas para adoção”, diz o chefe do Executivo. “Queremos é que o nome ‘Bem-Estar Animal’ seja uma verdade. Isso vai ter que se transformar em uma realidade”, conclui Paula.