Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Vinicius-Thormann-6-2.jpg

Campanha de prevenção às ISTs chega ao Prefeitura Mais Perto

Alunos da EMEF Pernambuco acompanharam palestras sobre o tema durante esta sexta-feira
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

O penúltimo dia da quarta edição do Prefeitura Mais Perto foi marcado pela realização de importantes palestras para o público jovem. A Diretoria da Juventude da Prefeitura de Canoas e a Diretoria de Políticas e Ações em Saúde (DPAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco mais um encontro do ciclo de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – o que você precisa saber para se prevenir. O programa, que tem como público alvo alunos adolescentes da rede municipal de ensino, já atingiu oito EMEFs da cidade.

Na sala lotada, alunos do oitavo e nono ano acomodaram-se para ouvir a enfermeira do programa HIV, ISTs e Hepatites do município, Pâmela Botelho, que abordou temas pertinentes para a idade dos presentes na conversa. Além das ISTs, a enfermeira falou para cerca de 50 alunos sobre as mudanças no corpo dos adolescentes, métodos contraceptivos e onde procurar atendimento médico. “Temos sentido nestas palestras que os jovens possuem bastante interesse no assunto, mas não buscam informações. Durante a conversa, o número de perguntas é sempre grande, o que nos alegra e nos mostra que estamos atingindo o objetivo”, destaca Pâmela.

Entre os jovens, o tema muitas vezes não é tratado com seriedade. Rodrigo Lisboa, de 14 anos, relata que, quando o assunto é mais sério, é sempre bom ter orientação de quem entende do assunto. “Se nós ficarmos conversando sobre isso só com os amigos, acaba que sempre vira palhaçada. Quando vem alguém de fora nos falar, a gente presta mais atenção. É importante saber de tudo para estarmos seguros e, na ‘hora h’, fazer a coisa certa”, complementa Rodrigo.

O diretor da Juventude, Maurício Loss, explica que a ideia de um programa de prevenção que atingisse as escolas surgiu para que este assunto pudesse chegar com mais facilidade a este público. “Há um crescente número de adolescentes e jovens que iniciam sua vida sexual com 13, 14 anos. Muitos estão expostos a ISTs, até mesmo a uma gravidez precoce. Estamos indo primeiramente nas escolas onde esta realidade é mais evidente. Contudo, a ideia é atingir todas as EMEFs do município, de acordo com a aceitação de cada uma”, explica Maurício. Para participar da palestra, os alunos precisam trazer uma autorização assinada previamente pelos pais ou responsáveis.

Números

O último balanço do Prefeitura Mais Perto do bairro Niterói apontou aproximadamente 5 mil atendimentos até a quinta-feira. Neste sábado (24), o prefeito Luiz Carlos Busato e a vice, Gisele Uequed, estarão na escola para atender a população. Além disso, os alunos da EMEF Pernambuco receberão os novos uniformes escolares, abrindo o cronograma de entregas em todo o município.

Assessoria de Comunicação