Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19, sintomas da doença, dias e horários da imunização contra a gripe e acesso a serviços, como consultas e exames, lideram as demandas recebidas nos canais de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde. São mais de 13,5 mil atendimentos desde fevereiro.
Os serviços, via 0800 e WhatsApp, buscam facilitar o acesso da população às informações, sobretudo em relação à Covid-19. Para o diretor de Tecnologia e Inovação em Saúde (DTIS), Tiago Machado, o projeto Zap Saúde Canoas vem para ampliar o acesso à informação e aproximar a Prefeitura do cidadão.
“Já são mais de cinco mil pessoas atendidas pelo WhatsApp, que, de forma fácil, encaminharam perguntas solicitando orientação sobre vacinação, sintomas de Covid, exames, consultas, funcionamento de serviços, registro de ouvidorias, entre outros temas. São pessoas que não precisaram se deslocar até um serviço ou aguardar um atendimento via telefone. É prático e confortável”, afirma. O diretor destaca que desburocratizar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde, incorporando dispositivos de tecnologia, é uma das propostas da DTIS.
Para obter informações e esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ouvidoria
Desde o início de abril, a Saúde passou a disponibilizar também o WhatsApp da Ouvidoria, que funciona pelo (51) 3425-7628. Por meio do “Zap Saúde Canoas – Ouvidoria”, é possível solicitar informações ou registrar reclamações, a exemplo do que já ocorre presencialmente ou por telefone.
As maiores demandas estão relacionadas à lista de espera por consultas especializadas e exames, além do registro sobre o atendimento nos serviços de saúde. O atendente registra o caso no sistema e fornece um número de protocolo para acompanhamento da demanda. A medida busca proteger profissionais e usuários do SUS, evitando aglomerações e freando o contágio de Covid-19.
O Zap da Ouvidoria, implantado em conjunto pela Diretoria de Tecnologia e Inovação em Saúde e pela Diretoria de Relacionamento com o Cidadão, da SMS, funciona somente para contatos por mensagem, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ligações, permanece o serviço pelos telefones (51) 3425-7628 e 3425-7623, além do atendimento presencial na Secretaria da Saúde.
Total de atendimentos: 13.551
TeleCovid (0800): 7.951
ZAP Saúde Canoas. 4.451
Zap Saúde Canoas – Ouvidoria: 1.149