Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/encontro-quilombolas-e-agentes-de-saude_reduzidas_gustavo-garbino-9.jpg

Canoas abre atividades do Mês da Consciência Negra nesta segunda-feira (7)

Maria do Carmo de Jesus é a moradora mais antiga do Quilombo Chácara das Rosas, em Canoas, e é remanescente dos Lanceiros Negros
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes realiza, a partir desta segunda-feira (7), uma série de ações para celebrar o Mês da Consciência Negra em Canoas. A programação vai até o dia 29 e contemplará atividades voltadas à cultura, cidadania, conhecimento e empreendedorismo. O objetivo é promover a valorização da população afro, a igualdade étnico-racial e o combate ao racismo.

No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra, instituído pela lei federal nº 12.519, de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (1580-1710), e marca a luta do movimento negro pela equidade de direitos no país. 

“Tivemos avanços significativos, mas longe do ideal, pois ainda hoje sofremos discriminação pela cor da nossa pele. No Mês da Consciência Negra, promovemos ações afirmativas, como forma de ouvirem a nossa voz e de protesto contra a desigualdade de direitos e o racismo que se multiplica até hoje”, afirma a secretária adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednéa Paim.

Capacitação para políticas públicas

A programação abre com uma capacitação junto ao do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), nos dias 7 e 8, no auditório do Paço Municipal. O Sinapir é um instrumento do Estatuto da Igualdade Racial voltado à implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil. A capacitação no uso do sistema permite avançar na elaboração de diagnósticos e políticas públicas em Canoas.

Para o público infantil e jovem, estão previstas palestras, apresentações teatrais e de Rap e contação de histórias, com o resgate de fatos históricos como a Revolta da Chibata (Rio de Janeiro, 1910, contra castigos físicos, baixos salários e péssimas condições de trabalho na Marinha do Brasil) e a trajetória dos Lanceiros Negros (pelotão da Revolução Farroupilha que lutou em troca de liberdade e foi alvo de chacina em 1844).

Empreendedorismo e saúde

Em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir), ocorrerá uma feira de Afrobusiness para valorizar o afroempreendedorismo, com atrações musicais e convidados de todo Estado. O evento será no dia 19, das 13h às 18h, na Casa dos Rosa, na Avenida Victor Barreto, 2.186.

Como fechamento da programação, no dia 29, haverá uma mobilização no Calçadão do Centro, das 9h às 12h, em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Cidadania, com serviços voltados à saúde da população negra e à busca de empregos, através do Banco de Oportunidades da Prefeitura.

Programação do Mês da Consciência Negra de Canoas 2022

07/11 e 08/11 – 8h às 12h e 13h30 às 16h30 – Abertura das atividades da Consciência Negra e capacitação do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), Auditório Sady Schiwitz. O evento é custeado pelo Sinapir.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes e Sinapir.

11/11 – 14h30 – Peça Teatral: Help!, Projeto Social Caminho do Bem com o grupo “Nação Jovem” e Rapper Du, na Emef General Osório.
Organização: Emef General Osório com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

17/11 – 14h – Palestra com o escritor Raul Kroeff Carrion, autor de dois livros voltados ao público negro sobre os Lanceiros Negros, no Auditório Sady Schiwitz. 
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

19/11 – 13h às 18h – Feira de Afrobusiness e atrações musicais, na Casa dos Rosa, em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir).
Organização: Compir e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

21/11 – 9h – Atividades com apresentação de teatro e participação do rapper Du, palestra com a historiadora Gisele Vidal e exposição do artista João Máximo, na Antiga Estação de Trem.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes. 

24/11 – 14h30 – Contação de história com a historiadora Gisele Vidal sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e Momento Cultural, na Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic).
Organização: Adevic com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

25/11 – 14h – Encerramento e Formatura do Curso de Panificação para quilombolas e imigrantes, na Pecan.
Organização: Pecan e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

26/11 – 14h às 17h – Portas Abertas 2ª edição especial do Mês da Consciência Negra e Momento Cultural, no Hangar Cultural.
Organização: Secretaria Municipal de Cultura com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade
Racial e Imigrantes.

29/11 – 9h às 12h – Ações e serviços de saúde voltados à população negra, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania, no Calçadão do Centro.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes com participação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania.

Texto: Escritório de Comunicação