Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/RED-18-04-24-PULVERIZACAO-DENGUE-NITEROI-AV-FARROUPILHA-BRUNA-OURIQUE-17.jpg

Canoas apresenta redução de casos de dengue em relação a janeiro de 2024

Município registrou apenas 11 casos em janeiro de 2025, contra 102 casos no mesmo mês no ano passado
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

A cidade de Canoas contabilizou apenas 11 casos confirmados de dengue em janeiro, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Saúde. O número é significativamente menor do que os 102 casos registrados em janeiro de 2024 e, de acordo com a secretaria, a redução foi possível devido às ações de prevenção que vêm sendo realizadas no Município.

Os casos positivos de dengue foram confirmados nos bairros Harmonia (três casos positivos); Marechal Rondon (dois positivos, um deles importado); Estância Velha, Niterói, Nossa Senhora das Graças, Rio Branco, Igara e São Luís (um caso em cada). E mesmo com a redução nos números de casos, as ações preventivas seguem sendo realizadas na cidade. A Vigilância em Saúde tem efetuado a pulverização de áreas próximas aos locais onde foram confirmados casos positivos de dengue e a borrifação intradomiciliar em unidades de saúde, escolas e pontos estratégicos. Além disso, também tem feito a fiscalização de criadouros e trabalhado a conscientização da população sobre a prevenção do aparecimento de locais próprios para a reprodução do mosquito Aedes aegytpi, transmissor do vírus da dengue.

“Esse expressivo decréscimo indica que as medidas de prevenção adotadas até o momento estão surtindo efeito”, afirma a diretora de Atenção de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Iara Regina Fontana. “No entanto, é fundamental mantermos a atenção, especialmente porque os meses de março e abril historicamente apresentam uma maior incidência da doença.”

[addtoany]