Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/Reduzida-20.01.2024-Programa-Assistir-Vinicius-Thormann-1.jpg

Canoas avaliará atualização do Programa Assistir do Governo do Estado

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Nesta segunda-feira (29), o secretário da Fazenda de Canoas, Luis Davi Vicensi Siqueira, acompanhou o anúncio da atualização do Programa de Incentivos Hospitalares – Assistir. Os novos parâmetros para a distribuição de verbas públicas para os hospitais credenciados foram anunciados, no Palácio Piratini, pelo Governador Eduardo Leite e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Houve aumento no repasse de valores para hospitais com maternidade e para hospitais de Pronto Socorro. A partir de agora, a Prefeitura vai recalcular o impacto com essa remodelagem no sistema de cálculo. “Até o início da próxima semana queremos ter uma nova projeção para organizar o orçamento e previsão de serviços assistenciais do Hospital Universitário de Canoas (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC)”, avisou o secretário da Fazenda, Luis Davi.

“Em Canoas, desde a implementação do Assistir, em 2022, até início deste ano, já foi reduzida a quantia aproximada de 22 milhões de reais”, informa o secretário. Ele salienta, ainda, que o município de Canoas investe aproximadamente 30% de receita constitucional em saúde, onde o patamar mínimo exigido é 15%. “Ou seja, já contribuímos com quase o dobro de valor, não havendo mais espaço financeiro para essa compensação”, pontua.

De acordo com o secretário Luis Davi, que também é interventor do Hospital Universitário de Canoas, o HU e o HPSC somam 19 mil internações e mais 22 mil procedimentos no ano. “Nos últimos 30 dias, junto com o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, temos dialogado com a Secretaria da Saúde do Estado para que a gente consiga otimizar as estruturas hospitalares. “Estamos revendo a produtividade e capacidade instalada para otimizar a prestação de serviço”, conclui.

 

Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes