//
Canoas dá início à mutirão para retirada de excesso de fios em postes
Com o objetivo de limpar os postes onde há fios de telefonia em desuso ou em condições inadequadas de instalação, a Prefeitura de Canoas deu início a um mutirão na cidade nesta quarta-feira (18). A ação começou na avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho.
A iniciativa é resultado de um acordo firmado entre Prefeitura, RGE e empresas de telecomunicações. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) elaborou um cronograma de ações de limpeza em todos os quadrantes da cidade e solicitou à concessionária de energia elétrica a convocação das empresas que possuem contrato de uso dos seus postes para que atendam ao mutirão, deixando-as cientes de que a Prefeitura irá proceder com o corte dos fios se não houver solução para o problema.
“Esse é um trabalho que será realizado de forma conjunta com as empresas, não haverá repasse de custo ao consumidor”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda.
A medida tem respaldo em legislação municipal recente. A lei municipal nº 6.653, de 6 de julho de 2023, sancionada pelo prefeito Jairo Jorge, dispõe sobre a obrigatoriedade da retirada da fiação excedente sem uso dos postes pelas empresas e concessionárias que fornecem telefonia fixa, energia elétrica, televisão a cabo, banda larga ou outro serviço por meio de rede aérea.
Juliana Kunzler, moradora do bairro Mathias Velho e que trabalha nas proximidades, elogiou a iniciativa. “Essa é uma ótima ação, pois fortalece os comerciantes também, a rua fica mais bonita, e as pessoas se sentem melhor”, afirmou. Erli Oliveira, morador do bairro há 21 anos, também destacou a medida. “ É importante essa fiscalização da Prefeitura e o monitoramento dessa limpeza também em outros pontos da cidade”, salientou.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung