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Canoas dá início ao Pacto pela Alfabetização em 2024
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Foto: Renan Caumo/PMC
“O Pacto colabora com o conhecimento, como levar a aprendizagem para os nossos alunos. O programa nos ajuda a preparar os materiais de forma diferenciada, pensando no estudante. Afinal, eles não são robôs, são seres humanos, são crianças. Com essas formações, passamos a ter um olhar diferenciado”, exaltou Rosângela Silva Frohlich do Carmo, de 53 anos, professora do 2º ano da EMEF João Paulo I. A docente era uma das mais de 50 participantes da formação de professores dos 1º e 2º anos. A atividade deu início ao Pacto pela Alfabetização em 2024, nesta quinta-feira (22), em Canoas.
A secretária de Educação, Leany Maria de Conti, e a adjunta, Mari Mantelli, deram as boas-vindas e conversaram com as professoras. Para a titular da pasta, a alfabetização é a base do ser humano. “Cada uma de vocês é responsável pelo sucesso desse projeto e pela alfabetização dos alunos. Nós queremos melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destacou. Leany também transmitiu o carinho do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.
Nessa mesma linha, a secretária-adjunta reforçou a importância da qualificação e a responsabilidade das docentes. “O Pacto, com o Instituto Raiar, proporciona a vocês, esse aprendizado. E agora é continuar. É fazer acontecer. Esse é o nosso diferencial enquanto alfabetizadoras. Começa conosco aquele ser humano que se tornará doutor, pós-graduado ou PHD”, lembrou. A formação continua na sexta-feira (23), com mais 50 pessoas.
Pacto pela Alfabetização
Realizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Raiar, o programa é desenvolvido na cidade desde 2021, atendendo a estudantes dos 1º e 2º anos e na Educação Infantil l e no Jardim II. Por meio de um termo de cooperação, o Instituto oferece o suporte técnico e pedagógico ao projeto. A consultora pedagógica da instituição, Maria Alice Marques, explica que a capacitação amplia o olhar dos professores para a teoria e metodologia de instrução fônica. É quando os professores também conhecem melhor os materiais e as possibilidades que podem oferecer à criança, aumentando assim o repertório de atividades.
Com o objetivo de garantir o aprendizado na idade certa, o projeto começa com os materiais da pré-escola, que oportunizam os conhecimentos da pré-alfabetização. “Para que se possa passar para o 1º ano ensinando as habilidades de codificação, no caso a escrita, e a decodificação, que é a leitura, com objetivo de ter as crianças plenamente alfabetizadas ao final do 1° ano e resgatar aquelas que chegam ao 2º ano sem todas as habilidades consolidadas, para que se tenha índices muito positivos ao final do 2º ano. Queremos as nossas crianças lendo e escrevendo”, ressaltou Maria Alice Marques.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca