Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/Reduzidas_18_01_NENHUMA_CASA_SEM_BANHEIRO_Guilherme_Pereira-53-1.jpg

Canoas entrega no Guajuviras a primeira obra do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro

O prefeito em exercício de Canoas, Dr. Nedy Marques, realizou ato de entrega oficial da conclusão da obra do novo cômodo da casa
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Após 20 anos sem tomar um banho de chuveiro, Patrícia Reis Machado, 50 anos, moradora do Guajuviras, agora tem seu sonho realizado. Nesta quarta-feira (18), o prefeito em exercício de Canoas, Dr. Nedy Marques, entregou a conclusão da obra do novo cômodo da casa: o banheiro. Assim como Patrícia, outros 358 moradores da cidade foram contemplados no projeto Nenhuma Casa sem Banheiro.

A iniciativa é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU), com execução realizada em parceria entre o Governo do Estado e o Município de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O investimento é de R$ 4.653.138,22, com contrapartida de 30% da Prefeitura. No momento, outras 40 construções estão em andamento.

“A dona Patrícia está de parabéns, pois está sendo a primeira a receber seu banheiro. Mas há ainda uma quantidade expressiva de famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza na nossa cidade. O poder público precisa ter um olhar mais agudo para essas dificuldades, e é isso que vou fazer imediatamente, na condição de prefeito em exercício, para tomar medidas efetivas”, destacou o prefeito, que depois visitou outras duas residências que estão recebendo a obra, já em fase avançada.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, o primeiro módulo sanitário pronto serve de modelo para os próximos a serem entregues, todos com 3,6 metros quadrados. “O projeto prevê um modelo padrão, mas cada um se insere em um contexto diferente e, por isso, estabelecemos as boas práticas construtivas a serem seguidas”, disse, ressaltando que a Secretaria trabalha com foco na qualidade de vida e dignidade das pessoas.

Morando com quatro dos seis filhos, as dificuldades de um cotidiano sem banheiro ficaram no passado para dona Patrícia. Ela estava contando os dias para poder tomar um banho tranquila e não precisar sair de dentro de casa à noite, para levar um dos filhos ao banheiro. “Eu passava muito trabalho e sentia vergonha. Agora, não preciso mais carregar e esquentar a água no inverno”, celebrou ela, que ganhou uma sacola com produtos de higiene e limpeza.

A construção dos banheiros será dividida em duas etapas. Na primeira, em andamento, são 179 unidades. A segunda com mais 180 construções. O prazo para entrega de todo o lote é de 12 meses.