Canoas já escolheu seus representantes para Festa da Diversidade Rio Grande do Sul, que irá acontecer na Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte, em Cruz Alta, no dia 10 de setembro. Marlon Rodrigues foi escolhido como Mister Diversidade e Daniela Pereira como Miss Trans de Canoas e irão representar o município em nível estadual.
A Festa da Diversidade é o maior concurso de beleza LGBTQIAP+ do Estado e reúne concorrentes de todas as regiões. Os escolhidos irão competir além da beleza, demonstrando também seus conhecimentos gerais sobre a temática LGBTQIAP+, carisma e desenvoltura.
O secretário adjunto de Diversidade e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago, destaca que eventos como esse são importantes para garantir a visibilidade ao tema na luta por direitos fundamentais, como a inclusão social e o respeito à diversidade.
“Apoiar os eventos LGBTQIAP+ é um reflexo positivo na consolidação das políticas públicas afirmativas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Ações como essa fortalecem o exercício da cidadania e da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença”, afirma.
Alicce Camboim é a coordenadora da Corte da Diversidade de Canoas e está preparando o Marlon e a Daniela há mais de um mês. “Estamos treinando passarela, oratória, vestimenta, entre outros pontos. Queremos levar ao Festival o que estamos desenvolvendo há tempos em nossa cidade, que é pioneira nesta política pública”, conclui.
Conheça os representantes de Canoas:
Daniela Pereira
Tem 23 anos e é professora da rede municipal de Canoas. Ela já foi eleita Miss Trans Novo Hamburgo 2019, Embaixatriz Trans da Diversidade do RS 2019/20, Vice Miss Trans Canoas 2019, Embaixadora Trans da Diversidade de Santa Cruz do Sul 2021 e Miss Trans Destaque da Diversidade do Rio Grande do Sul em 2022.
“Se eleita Miss Trans Diversidade RS, vou utilizar o título para amplificar os debates que promovo ao longo dos anos, buscando alcançar e dar voz a todos aqueles que são, por muitas vezes, silenciados, levando esses debates não só para instituições de ensino, mas para todos aqueles que buscam se desconstruir e desenvolver uma nova perspectiva sobre a comunidade. Ninguém nasce preconceituoso, mas sim aprende a ser e, se podemos aprender a ser preconceituosos, podemos aprender a respeitar e a amar”.
Marlon Rodrigues
Também tem 23 anos e é esteticista. Ele desenvolve desde cedo trabalhos e ações sociais voltadas em ajudar pessoas e, situação de vulnerabilidade social.
“Quero continuar com a missão dos que vieram antes de nós, buscando nossos espaços todos dias com a esperança da transformação e de caminhar com paz em um país que mais mata LGBTQIAP+.
Quero continuar trabalhando para ajudar as minorias e, ao longo do reinado, usar a faixa em prol de todos, levando a representatividade e o amor”.
Ygor Henrique França dos Santos Heps, a Lana Darling
Canoense de 23 anos que atua como maquiador profissional. Foi Miss Diversidade de Novo Hamburgo em 2021 e, na competição estadual, ficou em 6º lugar na categoria Miss Gay.
“Vou usar meu título para ser porta-voz dos que estão calados pelo preconceito. Quero levar a arte e o respeito à nossa comunidade, e fazer com que todos que necessitam de informações possam ter e serem bem acolhidas, sejam crianças, adolescentes ou os adultos LGBTQIAP+”.
Categorias da Festa da Diversidade RS
Miss Diversidade – Homens que usam da arte do transformismo e se “montam” ocasionalmente, mas que no dia a dia não se identificam como travestis ou transexuais. Essa categoria elegerá a Miss e a Vice-Miss Diversidade. A Miss Diversidade Simpatia será escolhida pelos participantes desta categoria, através de voto secreto.
Miss Trans Diversidade – Pessoas travestis ou transexuais que tenham identidade de gênero oposta ao sexo biológico e que se percebem, socialmente, como pertencentes desta identidade. Candidatas que utilizam hormônio ou que tenham o corpo modificado com próteses, procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos para adaptação da identidade, serão inscritas, automaticamente, nesta categoria. Deste grupo, serão eleitas a Miss Trans e a Vice-Miss Trans Diversidade. A Miss Trans Diversidade Simpatia será escolhida pelos participantes desta categoria, através do voto secreto.
Mister Diversidade – Concorrem homens gays, bissexuais ou homens trans. Esta categoria elegerá o Mister e o Vice-Mister Diversidade. O Mister Diversidade Simpatia será escolhido pelos participantes desta categoria, através do voto secreto.