Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/Formatura.jpg

Canoas ganha mais mão de obra qualificada a partir da conclusão de cursos gratuitos

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/ PMC

O mercado de trabalho canoense ganha o reforço de cerca de 40 jovens e adultos que concluíram dois dos cursos de qualificação disponibilizados pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a partir da adesão ao programa estadual Qualifica RS. A cerimônia de formatura, promovida no início da noite de terça-feira (25), ocorreu nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade formadora dos participantes.

Com o certificado em mãos, Thaís Bilhalva não escondeu a emoção pela conquista alcançada com a conclusão do curso de Administração de Materiais e Logística Integrada, promovido ao longo de dois meses. “É uma experiência única receber esse certificado do Senai e não pretendo parar por aqui, pois quero ainda ingressar em mais cursos e me qualificar ainda mais”, garante. Quem também celebrou o momento de conquista foi Marcelo Gotz. “Eu fiquei sabendo do curso pelo site da Prefeitura e enxerguei uma oportunidade legal de crescimento profissional. Aprender nunca é demais”, pondera. Ele obteve aprovação na qualificação de Tecnologias da Indústria 4.0.

“É muito gratificante ver o impacto direto da qualificação profissional na vida das pessoas. A formatura nos mostrou que estamos no caminho certo ao investir em cursos gratuitos e acessíveis, que preparam os canoenses para o mercado de trabalho. Seguimos comprometidos em oferecer mais preparo e oportunidades reais de acesso ao conhecimento e emprego, e preparando a população para as demandas do mercado, especialmente nas áreas com maior carência de mão de obra”, destaca a secretária adjunta da SMDEI, Michele Godói.

Os cursos do Programa RS Qualifica são organizados pela Prefeitura, por meio da SMDEI, a partir do convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional do Estado. A demanda de vagas é destinada a pessoas desempregadas ou consideradas subocupadas, que residem em Canoas e possuem mais de 14 anos. No momento, o curso de Eletricista Predial está em andamento, com uma turma já na sala de aula e outra que terá o início das aulas em 31 de março.

[addtoany]