Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/01-02-medico-online-alisson-moura-21.jpg

Canoas inaugura Consultórios de Telemedicina

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Após três anos e sete meses de espera, a aposentada Maria de Lourdes Jung, de 68 anos, realizou a tão aguardada consulta com a cardiologista. O atendimento foi o primeiro através da plataforma Médico Online, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Canoas, nesta terça-feira (1º/02), para agilizar os atendimentos com especialistas e diminuir a fila de espera.

Sem medo da nova tecnologia, dona Maria saiu muito feliz da consulta e, o mais importante, com todos os encaminhamentos para exames e medicamentos, em mãos. “A consulta foi maravilhosa. Tanto a técnica que me acompanhou presencialmente quanto a médica foram muito atenciosas e me deixaram à vontade para perguntar tudo que eu queria. Saiu feliz e confiante que este novo sistema vai ser muito bom para centenas de canoenses.”

A mesma alegria foi compartilhada pelo aposentado, Nelson Francisco da Silva, de 71 anos, que há quatro esperava para consultar com o cardiologista. “Este tipo de tecnologia é o que vivemos hoje e tenho certeza de que não vai atrapalhar em nada o médico estar do outro lado da tela. Sempre consultei e acreditei no SUS e fico muito feliz de ter este tipo de modernidade aqui na rede pública de saúde.”

O prefeito Jairo Jorge destacou o esforço da gestão para implantar este espaço de tecnologia, que é o primeiro de uma sequência de inovações na área da saúde. “Em março de 2012, quando lançamos o teleagendamento em Canoas, foi bastante inovador. Era uma época em que os celulares estavam em implantação. E hoje lançamos esta possibilidade de as pessoas acessarem, referenciadas em sua unidade básica, o atendimento com o especialista.” Observou que a pandemia nos colocou o desafio de utilizar as tecnologias, via vídeo chamadas, para falar com amigos e familiares. “Assim, a implantação da telemedicina, que há dois anos parecia algo impossível, hoje é real, possível e seguro.”

Os consultórios de teleconsultas estão instalados nas unidades Santa Isabel, Cerne, Nova Niterói, Fátima e CAIC. A expectativa é que os cinco espaços realizem cerca de 800 atendimentos especializados por mês, assim como 800 exames de eletrocardiograma. Além disso, nos locais são emitidos tele laudos e realizados agendamentos de consultas de retornos. O custo mensal da operação é de cerca de R$ 417.916,65. Os agendamentos são realizados via regulação. O projeto foi implantado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Saúde.

Estiveram presentes na abertura das atividades o secretário Municipal da Saúde, Maicon Lemos; a Secretária Estadual Adjunta da Saúde, Ana Costa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hishan Hamida; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO:
Uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em consultório exclusivo. A profissional será responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma, que será laudado em minutos e entregue ao paciente. Também fica à disposição para auxiliar e realiza a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.

Escritório de Comunicação - PMC