Após três anos e sete meses de espera, a aposentada Maria de Lourdes Jung, de 68 anos, realizou a tão aguardada consulta com a cardiologista. O atendimento foi o primeiro através da plataforma Médico Online, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Canoas, nesta terça-feira (1º/02), para agilizar os atendimentos com especialistas e diminuir a fila de espera.
Sem medo da nova tecnologia, dona Maria saiu muito feliz da consulta e, o mais importante, com todos os encaminhamentos para exames e medicamentos, em mãos. “A consulta foi maravilhosa. Tanto a técnica que me acompanhou presencialmente quanto a médica foram muito atenciosas e me deixaram à vontade para perguntar tudo que eu queria. Saiu feliz e confiante que este novo sistema vai ser muito bom para centenas de canoenses.”
A mesma alegria foi compartilhada pelo aposentado, Nelson Francisco da Silva, de 71 anos, que há quatro esperava para consultar com o cardiologista. “Este tipo de tecnologia é o que vivemos hoje e tenho certeza de que não vai atrapalhar em nada o médico estar do outro lado da tela. Sempre consultei e acreditei no SUS e fico muito feliz de ter este tipo de modernidade aqui na rede pública de saúde.”
O prefeito Jairo Jorge destacou o esforço da gestão para implantar este espaço de tecnologia, que é o primeiro de uma sequência de inovações na área da saúde. “Em março de 2012, quando lançamos o teleagendamento em Canoas, foi bastante inovador. Era uma época em que os celulares estavam em implantação. E hoje lançamos esta possibilidade de as pessoas acessarem, referenciadas em sua unidade básica, o atendimento com o especialista.” Observou que a pandemia nos colocou o desafio de utilizar as tecnologias, via vídeo chamadas, para falar com amigos e familiares. “Assim, a implantação da telemedicina, que há dois anos parecia algo impossível, hoje é real, possível e seguro.”
Os consultórios de teleconsultas estão instalados nas unidades Santa Isabel, Cerne, Nova Niterói, Fátima e CAIC. A expectativa é que os cinco espaços realizem cerca de 800 atendimentos especializados por mês, assim como 800 exames de eletrocardiograma. Além disso, nos locais são emitidos tele laudos e realizados agendamentos de consultas de retornos. O custo mensal da operação é de cerca de R$ 417.916,65. Os agendamentos são realizados via regulação. O projeto foi implantado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Saúde.
Estiveram presentes na abertura das atividades o secretário Municipal da Saúde, Maicon Lemos; a Secretária Estadual Adjunta da Saúde, Ana Costa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hishan Hamida; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO:
Uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em consultório exclusivo. A profissional será responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma, que será laudado em minutos e entregue ao paciente. Também fica à disposição para auxiliar e realiza a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.