Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/pulverizacao-dengue_gustavo-garbino-7.jpg

Canoas intensifica ações para combater o avanço da dengue

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A prefeitura de Canoas intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No bairro com maior incidência de casos, o Mathias Velho, equipes da secretaria da Saúde realizam uma força-tarefa para tentar frear o avanço da doença. Os agentes endêmicos percorrem as ruas procurando focos de larvas e mosquitos, vistoriando pátios, terrenos e espaços com lixo acumulado e que podem ser criadouros do inseto.

Além disso, as equipes orientam a população e reforçam os cuidados que devem ser tomados. Os serviços de controle também acontecem nos bairros Estância Velha, Fátima, Harmonia, Igara, Guajuviras, São José, Marechal Rondon, Centro, Olaria e Rio Branco.

Atualmente, a cidade possui 73 casos de dengue confirmados, sendo 58 autóctones (contraídos na cidade) e 15 importados (contraídos em outras cidades ou estados). Ao todo, três pessoas estão internadas em decorrência de agravamentos da doença. Existem ainda outros 571 casos sendo investigados.

A diretora de Vigilância em Saúde, Elisiane Amorim ressalta a importância da participação da comunidade no combate ao mosquito transmissor. “É preciso eliminar o mosquito, pois sem ele, não há doença. Mas para isso é fundamental a participação de toda população, eliminando possíveis focos do mosquito, não deixando água parada e tomando os demais cuidados necessários”, destacou.

Fumacê

Sempre que um caso é identificado é feita uma pulverização de inseticida em um raio de 150 metros, a partir do ponto onde há o doente. O fumacê, como é conhecido popularmente não acontece em dias de chuva. E, para que seja efetivo, é preciso que a população ajude, deixando abertas janelas e cortinas das casas e tapando alimentos, potes de água e ração dos animais e protegendo utensílios domésticos. Durante a aplicação a recomendação é de que as pessoas permaneçam dentro de suas residências.

Sintomas da dengue

– Febre alta
– Dores no corpo e nas articulações
– Dor de cabeça

Onde procurar atendimento

UPA Boqueirão
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras
Telefone: 3463-6902

UPA Rio Branco
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco

UPA Liberty Dick Conter
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho

UPA do Idoso
Horário: segunda a sábado das 07:00 às 19:00
Endereço: Rua José de Alencar, s/n – Bairro Rio Branco

Escritório de Comunicação - PMC