Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/Reduzidas_08_07_CAD_UNICO_SAO_LUIS_Guilherme_Pereira-11.jpg

Canoas já atualizou 84,13% dos cadastros de famílias no CadÚnico

O atendimento começou às 9h, nesta sexta-feira, no Centro de Esporte e Lazer São Luís.
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

A Prefeitura de Canoas fez a atualização de dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em 2022. O município alcançou um índice de 84,13%, um dos mais altos da região metropolitana de Porto Alegre.

O percentual foi alcançado graças ao esforço da Secretaria Municipal de Cidadania, que atuou em várias frentes e promoveu mutirões de atualização. Em junho, o Município ainda registrou 4.900 famílias com o CadÚnico desatualizado. A meta da secretaria é chegar a 90% das famílias com o cadastro em dia até o fim do ano. De acordo com o secretário Juliano Gonçalves, a atualização do CadÚnico é um instrumento importante para que as famílias canoenses continuem sendo beneficiadas pelos diversos programas sociais disponibilizados pelo Município, Estado e governo federal.

Quem deseja se inscrever ou atualizar o cadastro do Cadúnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região. É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, se tiver.

Mutirão CadÚnico
Nesta sexta-feira (8), o Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) foi até o Centro de Esporte e Lazer São Luís para atender a comunidade. O atendimento começou às 9h com distribuição de senha e máscaras para as pessoas que não possuíam o acessório. Ao todo, 35 pessoas foram atendidas, 10 pessoas fizeram o cadastro e 25 realizaram o recadastramento.

“O CadÚnico é utilizado para monitorar a situação da população de baixa renda, com objetivo de conhecê-las e selecioná-las para programas sociais ”, destacou o gestor do CadÚnico, Douglas Flesch Cygainski.

A entrevista é feita por um funcionário da Prefeitura, que faz perguntas sobre vários aspectos da realidade da família: quem faz parte, características do domicílio, despesas, se há pessoas com deficiência, grau de escolaridade dos integrantes, características de trabalho e remuneração dos integrantes da família e se a família é indígena ou quilombola.

Jaqueline Alves Moreira, 45 anos, dona de casa, chegou às 8h30, era uma das primeiras da fila e foi fazer o recadastramento no CadÚnico. “É muito importante estes mutirões da Prefeitura. Facilita a nossa vida, eu moro próximo daqui do ginásio e não preciso esperar muito tempo na fila para fazer o meu recadastramento”, disse.

Próximo Mutirão
No dia 15 de julho, o Mutirão do CadÚnico acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Governador Walter Peracchi de Barcellos, na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira, 125, Bairro Olaria. Ao todo, 50 fichas serão distribuídas.

Escritório de Comunicação - PMC