//
Canoas participa do Encontro Urban95 em Recife
Download Imagem Original
Foto: Urban95
A Prefeitura de Canoas está representada em mais uma edição do Encontro Urban95 em Recife. O evento, que iniciou domingo e seguirá até amanhã (23), reúne representantes das cidades que compõem a Rede Urban para compartilhar experiências e fortalecer parcerias sobre as políticas públicas, os serviços e a agenda da primeira infância em suas cidades.
Canoas está representada pela secretária adjunta do Escritório de Projetos, Jerusa Mattos, e pela engenheira de tráfego da Secretaria de Transportes e Mobilidade, Marcelle Ribeiro. “Com este evento, temos a expectativa de ampliar nossos conhecimentos sobre a Política pela Primeira Infância, a partir das experiências das outras cidades. A atuação do município é muito importante para a continuidade dessa política pública, como fortalecimento e qualificação das estratégias de implantação, voltadas às necessidades da Primeira Infância”, ressaltou Jerusa.
A programação do Encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores. Os representantes ainda vão conhecer equipamentos como o CRIAR— Centro de Referência da Primeira Infância, planejado para potencializar o desenvolvimento das crianças e oferecer formação para profissionais e cuidadores.
O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer, em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).
Sobre a Urban95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer, que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.
A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Eduardo Rodrigues