//
Canoas participou da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado
Download Imagem Original
Foto: Divulgação
Canoas esteve presente na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado (11). Diversas atividades envolvendo literatura integraram escritores canoenses no espaço “Território dos Parceiros da Feira do Livro”, na Praça da Alfândega, no Centro da capital. A atividade da Prefeitura de Canoas foi realizada por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação. As letras P e C, que contemplaram a programação da 38ª Feira do Livro de Canoas, que aconteceu entre os dias 6 a 21 de outubro, no Centro da cidade foram entregues para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Professora da EMEF Paulo Freire, Kérolin Nogueira, apresentou a “Coletânea de Contos de Terror”, que foi desenvolvida em sala de aula pelos seus estudantes. “Os alunos das turmas do 6º ano que foram os autores desses contos participaram de uma sessão de autógrafos. Dessa forma, incentivamos-os a criarem novas histórias”, declarou. A descontração também ficou por conta das Contações de Histórias da Professora Maluquinha e Duda Gasparoni. Arthur Côrtes se apresentou com Silvia Graebin, com a participação de Bárbara Catarina. Após a atividade seguiu com a Mostra de Poesia e SLAM da Entreverbo.
Incentivo aos escritores
Conforme o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a iniciativa visa enaltecer a cultura canoense. “Temos grandes escritores em nossa cidade e motivar a participação deles na Feira do Livro de Porto Alegre é uma forma de valorizar, ainda mais, o trabalho deles”, destacou. O prefeito Jairo Jorge apresentou ao prefeito de Valongo, cidade de Portugal, José Manuel Ribeiro, os trabalhos dos autores canoenses, na tarde deste sábado, durante visita na Feira do Livro de Porto Alegre. Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.
A prosa poética foi realizada durante o “Sarau de Poesia”, da Casa do Poeta de Canoas, além da Mostra de Poesia Entreverbo. Encontro com Escritores também movimentou a programação e contou com a participação da Associação Canoense de Escritores (ACE). Durante o evento Wender Zanon e Érico Noronha lançaram o HQ “Gosto Estranho”.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Patrícia Augsten