Notícias

//

Canoas promove evento intermunicipal do programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz

Canoas será a sede do 1° Encontro Intermunicipal Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz (CF). O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal e ocorre na próxima sexta-feira (5), no auditório Santhiago Dantas, da Uniritter. O objetivo é promover um dia de formação continuada com todos os Grupos Técnicos Municipais (GTMs), supervisores e visitadores do PIM/CF. Além de Canoas, participam agentes atuantes dos municípios da 1ª e da 2ª coordenadoria do PIM Estadual.

Com o tema “Modalidade de Atenção na Primeira Infância”, serão debatidos assuntos com a importância de estimulação na primeira infância sob a ótica da neurociência, com a psicóloga Giuliana Chiapin, além da participação da enfermeira Letícia Ratkiewicz Boeira, que vai palestrar sobre a temática do encontro. No turno da tarde, os visitadores realizarão relatos de suas experiências durante as visitas.

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) do Governo do Estado é unificado com o Criança Feliz, do Governo Federal. Essa unificação dos programas tem o objetivo de atender a primeira infância na sua integralidade, além de ampliar o atendimento a famílias em vulnerabilidade social. Em Canoas, atualmente, mais de 170 famílias são atendidas pelo PIM/CF. Em Canoas, o programa conta com a mobilização das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Educação (SME).

Os municípios participantes são Porto Alegre, Minas do Leão, Butiá, Tabaí, Novo Hamburgo, Campo Bom, São Sebastião do Caí, Riozinho, Esteio, Arroios dos Ratos, Cachoeirinha, Tapes e Taquara.

Confira o cronograma:

8h30 – Credenciamento e coffee break;
9h – Abertura;
9h30 – Palestra: “A importância da estimulação na primeira infância”;
10h30 – Palestra: “Modalidade de atenção”;
12h – Intervalo para almoço;
13h30 – Relatos dos visitadores sobre a modalidades de atenção:
– Relato 1: Arroio dos Ratos;
– Relato 2: Canoas;
– Relato 3: Minas do Leão;
– Relato 4: Butiá;
16h – Encerramento e coffee break.

Assessoria de Comunicação