//
Canoas realiza audiência pública para PPP de iluminação pública
Nesta sexta-feira (2), foi realizada uma audiência pública para tratar do Projeto de Parceria Público-Privada de Iluminação Pública (PPP – IP). Esta foi a primeira audiência realizada no município sobre uma PPP. A ação teve como objetivo maximizar a publicidade do projeto, bem como prestar informações ao público, obtendo sugestões e contribuições para o aprimoramento do processo.
O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância do evento. “É um projeto que traz um grande avanço para nossa cidade, trazendo uma iluminação de LED para todas as ruas, avenidas e vias. Daqui pra frente, toda a sociedade canoense vai viver em uma cidade magnificamente bem iluminada”, ressaltou.
Ainda estiveram presentes na audiência, representando o Ministério da Economia, o secretário de Fomento e Apoio à Parcerias de Entes Federativos, Wesley Cardia, o representante do BNDES, o superintendente de Estruturações do Banco, Guilherme Guimarães Martins. Investidores, empresários, membros da sociedade civil e representantes dos órgãos de controle, também participaram.
A diretora de Parcerias Público-Privadas e líder do projeto, Larissa Junckes, apresentou as informações detalhadas da PPP- IP durante a audiência. “Estamos apresentando um projeto inovador, diferenciado e de alta qualidade para Canoas, que irá transformar a Iluminação Pública da cidade, trazendo mais segurança, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para os canoenses”, citou.
Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública. Com a PPP, são esperadas a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. E também será realizada a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED.
Entre os resultados previstos, a curto e longo prazo, estão:
* Redução de, pelo menos, 45% do consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública modernizados para LED;
* Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação;
* Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão;
* Diminuição dos níveis de criminalidade;
* Redução do impacto ambiental;
* Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.
Sobre a PPP de Iluminação Pública
A contratação tem como objetivo viabilizar investimentos que permitam a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de Iluminação pública, garantindo um padrão de performance operacional que propicie um atendimento de excelência à população.
A PPP IP será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços de Iluminação Pública – o Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para o Município, como um legado de tecnologia e inovação aos Canoenses.
População pode participar da Consulta Pública
A população canoense pode participar de uma consulta pública que trata sobre o projeto de Parceria Público-Privada do Serviço de Iluminação Pública. O link (www.canoas.rs.gov.br/ppp-ip/) ficará disponível até o dia 9 de setembro e, através dele, as pessoas poderão contribuir com sugestões, críticas e demais considerações referentes ao projeto.
Escritório de Comunicação PMC