Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Vinicius-Thormann-25.jpg

Canoas recebe 3º Icate para desenvolver a educação colaborativa

Canoas recebe 3º Icate no Colégio Maria Auxiliadora
O evento é um programa educacional dirigido a comunidades desfavorecidas
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Canoas recebeu nesta segunda-feira (4) o 3° Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa (ICATE). O evento ocorre até a sexta-feira (8) no Colégio Maria Auxiliadora.

Ele tem como objetivo treinar o maior número possível de servidores municipais (professores, médicos, enfermeiros, agentes comunitários, educadores sociais, assistentes sociais, etc), tornando-os tutores de uma Comunidade de Aprendizagem Colaborativa Internacional (CAC). O Icate é um evento que ocorre mundialmente e que atende três eixos do Programa de Escolas Associadas da UNESCO: Problemas Mundiais, Direitos Humanos e Intercâmbio Cultural internacional, além de formar para a prevenção das epidemias que demandam atenção do Município de Canoas.

Pela primeira vez, os servidores municipais de Canoas são contemplados pelo evento, possibilitando que o município sirva de modelo a outras cidades, estados e países na intenção de não somente cuidar da saúde e educação, mas principalmente de mobilizar, incentivar e valorizar os servidores.

Durante a abertura do evento, o prefeito Luiz Carlos Busato ressaltou a relação de capacitações como esta com o desenvolvimento social e a melhoria da segurança pública. “Estamos fazendo um trabalho muito forte na segurança. Investimos em viaturas e na qualificação de quartéis, mas hoje, aqui, estamos iniciando um grande trabalho de propiciar aos nossos jovens uma fuga do mundo do crime”, disse Busato.

A vice-prefeita Gisele Uequed pontuou a relevância de se pensar na integração entre os diversos setores que atendem a comunidade. “Perto de uma escola a gente sempre tem uma unidade de saúde e um CRAS, então temos que pensar na integração cada vez maior para que a comunidade seja melhor atendida”, falou Gisele.

ICATE

O Icate é um programa educacional dirigido a comunidades desfavorecidas, que servirá de interface para a partilha de conhecimento entre universidades, hospitais, escolas e as comunidades locais, criando, desta forma, comunidades de aprendizagem colaborativa (CAC). O público-alvo do programa são professores, profissionais de saúde e da SMDS, como educadores sociais e assistentes sociais, dentre outros.

Assessoria de Comunicação