A cidade de Canoas conquistou, pela primeira vez, o troféu Sorrindo para o Futuro, uma iniciativa do sistema Fecomércio-RS que premia os municípios com melhor desempenho no atendimento à saúde bucal das crianças. A prefeita em exercício, Gisele Uequed, recebeu o troféu em evento realizado nesta terça-feira (13), no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. Também estiveram presentes a diretora de Políticas e Ações em Saúde (DPAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Loara Barbosa, e a coordenadora de Saúde Bucal, Alessandra Valdez.
O reconhecimento inédito é resultado da intensificação do trabalho em saúde bucal realizado nas escolas municipais, como explica a prefeita em exercício, Gisele Uequed. “No ano de 2017, conseguimos atingir 100% das escolas municipais, tanto de ensino infantil quanto de fundamental, com a presença das equipes de saúde bucal. Além disso, na comparação com o ano de 2016, reduzimos em 7% o índice de cáries nas nossas crianças. Trata-se de um projeto que tem na prevenção o foco para que estes alunos, no futuro, se tornem adolescentes que necessitem menos dos serviços de saúde”, afirma a prefeita em exercício de Canoas. Desde o ano de 2003 que Canoas concorre ao prêmio.
De acordo com Gisele Uequed, o trabalho nas escolas municipais será aperfeiçoado com o foco também na nutrição das crianças. O objetivo é reduzir os índices de excesso de peso, que tem como consequência a melhora na saúde bucal dos jovens. “Sabemos que o consumo de açúcar e alimentos processados é prejudicial, aumentando o risco de cárie. Por isso, é importante ter uma atenção especial com a qualidade da alimentação oferecida nas escolas de Canoas”, acrescenta.
Canoas possui 27 Equipes de Saúde Bucal. São esses profissionais os responsáveis pelo atendimento de 100% dos alunos da rede municipal de ensino, tanto infantil como fundamental, totalizando 31 mil alunos. Em dois turnos por semana, as equipes promovem ações coletivas nas escolas. Além do atendimento periódico, o Projeto Sorrindo para o Futuro atendeu 8.248 alunos em escolas selecionadas pelo Sesc, que fornece para todas as crianças, do jardim ao quinto ano, um kit de higiene bucal e revistas sobre prevenção. Foram desenvolvidas ações como palestras, prevenção em saúde bucal, exame bucal epidemiológico, escovação supervisionada, aplicação de flúor, além de momentos de descontração, com teatro e brincadeiras.
Demanda zerada
No início de 2017, a Prefeitura deu início ao Mutirão da Saúde, que começou a atender os 153 mil procedimentos que estavam na fila, alguns deles desde 2012. A odontologia foi a primeira área enfrentada, ainda no mês de fevereiro. A fila da especialidade superava 3,2 mil pessoas que aguardavam atendimento. Essa iniciativa, além de zerar a fila, tornou o atendimento mais rápido nas unidades. Para ficar em dia com a saúde bucal, o canoense pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.
Em apenas dois finais de semana com a mobilização de profissionais da Secretaria da Saúde, foi possível zerar o deficit da saúde bucal em toda a cidade. Durante o ano passado, o atendimento na área de saúde bucal foi qualificado com o projeto Portas Abertas, no qual o paciente tem a sua demanda encaminhada de forma imediata.
Números da Saúde Bucal de Canoas
Canoas conta com 35 consultórios odontológicos montados nas 28 Unidades Básicas de Saúde. Nas UBSs, a média é entre 7 e 10 mil atendimentos odontológicos por mês.
No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são oito consultórios odontológicos atendendo as especialidades de Cirurgia Bucomaxilofacial, Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento da gengiva e tecidos de sustentação), Estomatologia (diagnóstico de lesões bucais) e atendimento de PCD (Pessoa com Deficiência). A média fica entre 300 e 400 atendimentos especializados por mês.
No Centro de Especialidades Médicas (CEM) há um consultório odontológico para atendimento de pacientes do SAE (Serviço de Atenção Especializado), que realiza uma média de 100 a 120 atendimentos por mês.
Em 2017, através de ações, mutirões e turnos estendidos, a Secretaria Municipal da Saúde atendeu mais de 12 mil pacientes na saúde bucal.