A partir de agora, Canoas passa a contar com um reforço na rede de assistência social do município. Na tarde desta sexta-feira (14), o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, esteve no Estado para a cerimônia de entrega de 82 veículos para o atendimento da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Rio Grande do Sul. O município de Canoas foi um dos 77 contemplados pelo Governo Federal, recebendo um automóvel de passeio e um micro-ônibus. A secretária do Desenvolvimento Social de Canoas, Luísa Camargo, esteve na solenidade, realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para receber as chaves dos veículos destinados à cidade.
O servidor do município, Antônio Monteiro, foi um dos motoristas cadastrados para conduzir os novos veículos. “Nós recebemos um treinamento específico para dirigir o micro-ônibus, pois trata-se de um veículo moderno e com tecnologias novas que vão facilitar a locomoção dos beneficiários”, destaca Antônio. Com a doação, o MDS quer proporcionar mais mobilidade e conforto aos usuários e às equipes de trabalho nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop). O investimento total é de R$ 14,8 milhões.
O ministro Beltrame destacou que a ação ressalta o compromisso do Governo Federal em qualificar o serviço prestado ao público atendido pela rede de assistência social. “Nosso compromisso é com a qualidade de vida da população. No início de novembro, criamos o MOB-Suas, com o objetivo de ampliar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de usuários e equipes multidisciplinares da Assistência Social. Em todo o Brasil, serão 456 municípios contemplados, beneficiando 2,9 milhões de famílias”, salienta Beltrame.
Qualidade e economia no atendimento
O carro repassado a Canoas é do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas, e o micro-ônibus, da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos. Para a secretária Luisa Camargo, além de qualificar o serviço da rede, os novos veículos representam economia para os cofres públicos. “Com o micro-ônibus, as equipes poderão desenvolver ações que valorizem e estimulem a população atendida no município com mais frequência. Como o serviço não possuía um veículo próprio para isso, sempre que necessário era solicitado o aluguel de um. O repasse feito pelo Governo Federal garante à administração investir esses valores gastos em alugueis em outras medidas, a fim de qualificar ainda mais o nosso atendimento”, reforça Luísa.
Ao fim da cerimônia, os veículos já foram entregues aos respectivos motoristas e levados aos respectivos municípios contemplados. A solenidade contou também com a presença do deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra; do governador do Estado, José Ivo Sartori; além de outras autoridades do poder público estadual e federal.