//
Canoas Recicla com a Gente alerta para a separação de resíduos
Download Imagem Original
Foto: Fran Beck
Nesta quinta-feira (04), educadores ambientais das cooperativas de reciclagem estiveram no Calçadão para mais uma edição do projeto “Canoas Recicla com a Gente”. O retorno, que ocorre após o período de enchentes, tem o intuito de alertar a população sobre a qualidade dos materiais recicláveis e conscientizar sobre a importância da destinação correta dos resíduos, sem que ocorra a contaminação do meio ambiente.
Fernanda Côrrea, consultora da Apoena Socioambiental – entidade que participa da coordenação do projeto Canoas Recicla com a Gente – destaca que a equipe das cooperativas estarão no calçadão do Centro nas manhãs de quinta-feira de julho para alertar a população. “Nós reforçamos que muitos materiais descartados pelos moradores não são recolhidos, como pedaços de madeira, entulhos ou objetos molhados pela enchente. Pedimos que as pessoas retornem ao hábito antigo, antes dessa catástrofe ambiental, e separem os recicláveis dos rejeitos. Isso facilita o trabalho dos nossos cooperados e colabora pro Meio Ambiente”, explica.
A cooperada Juliana Gonçalves, que trabalha na Cooarlas, localizada no bairro Guajuviras, conta que o principal desafio no pós-enchente é fazer com que as pessoas não misturem materiais recicláveis com resíduos orgânicos e contaminados pelas inundações. “Temos um aumento da demanda, porque a população, além de colocar todo os itens atingidos pelas cheias nas ruas, não está separando corretamente. Os objetos que foram contaminados pelas águas não podem ser reutilizados”, reforça.
Sobre Canoas Recicla com a Gente
O projeto tem por objetivo sensibilizar a população sobre a separação e o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. Cada cooperativa designou um ou mais educadores ambientais para participar do projeto. Eles recebem formação socioambiental para que realizem palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas. Os educadores ensinam sobre a correta separação e a destinação dos resíduos. Fazem parte do projeto as cooperativas Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.
Texto: Diego da Costa
Edição: Escritório de Comunicação