//
Canoas registra cerca de 16 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora
Download Imagem Original
Foto: Defesa Civil/ PMC
A instabilidade chegou ao município de Canoas na tarde desta quinta-feira (7). Conforme o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), ao longo de um período de uma hora e 20 minutos, que compreende das 13h 40 às 15h, foram contabilizados pouco mais de 16 milímetros (mm) de chuva. O bairro Fátima teve o maior volume no período, com 16,3 mm, seguido do Rio Branco (13,2) , Centro (12,0), Niterói (10,2), Guajuviras (9,6), Harmonia (7,5), Estância Velha (6,8), Mato Grande (5,6), Mathias Velho (4,2) e Marechal Rondon (3,2). A média histórica do mês de novembro é de 105,5 mm.
Típica do período do verão, a chuva intensa e em curto período de tempo resultou situações de alagamentos. Os ventos não ocasionaram transtornos, com a exceção da necessidade de remoção de uma árvore com risco de queda na Rua Bruno Bloedow da Silva, no bairro Mato Grande. Equipes das Subprefeituras, com uso de hidrojato, eliminaram obstruções pontuais na rede pluvial em ruas dos bairros Centro, Fátima, Harmonia, Mathias Velho, Niterói e Rio Branco.
A partir das projeções meteorológicas, o Eclima colocou à disposição o SOS Canoas para o recebimento de registros de adversidades relacionadas à chuva e o mau tempo. Foram contabilizados somente cinco chamados pelo canal. Os agentes da Defesa Civil registraram outras cinco ligações no telefone da corporação. As dez ocorrências foram atendidas pelas equipes mobilizadas com a força-tarefa.
Escritório de Comunicação