Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/Foto-geral-cidade-1.jpg

Canoas registra nove casos de varíola dos macacos até agosto

Município não registrou internações ou óbitos relacionados à doença, e 44 análises tiveram resultados negativos

Canoas, até o mês de agosto, registrou nove casos positivos de monkeypox, popularmente chamada de varíola dos macacos. São sete homens e duas mulheres infectadas, todos com sintomas leves que se recuperam em casa. Outras oito pessoas aguardam o resultado do exame e, até o momento, 44 análises tiveram resultados negativos. O município não registrou internações ou óbitos relacionados à doença.

A Secretaria da Saúde acompanha todos os pacientes, no intuito de monitorar os casos e dar a assistência necessária. A monkeypox é uma doença causada por vírus, cujos sintomas são febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Também são comuns lesões na pele, que costumam surgir mais frequentemente no rosto, braços e pernas.

A transmissão do vírus ocorre por meio do contato de pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado. A doença atinge pessoas de todas as idades, independentemente do sexo ou gênero. O período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento de sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, podendo chegar a 21.

Secretaria da Saúde alerta que ao sentir os sintomas, a pessoa busque orientação em uma das unidades de saúde do município.

Escritório de Comunicação/PMC