Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Guarda-Municipal-de-Canoas.jpg

Canoas registra queda de 48,1% nos roubos a pedestres em janeiro

O roubo a pedestres em Canoas apresentou uma queda de 48,1% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), os crimes do gênero passaram de 129 no primeiro mês de 2023 para 67 em janeiro de 2024.

“As diversas ações estratégicas e operações integradas buscam sempre a fiscalização de veículos e pessoas. A presença dos agentes da Guarda Municipal nos bairros, especialmente com maiores aglomerações, visa dar maior tranquilidade às pessoas e ao mesmo tempo inibir a criminalidade”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública de Canoas, Marcelo Pitta.

A maior parte dos roubos a pedestres no primeiro mês aconteceu nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. Quase todas as ocorrências ocorreram na via pública (89,7%), sendo que em 59% dos casos houve uso de arma de fogo e em 46,2% abordagem a pé.

Outros delitos 
O roubo de veículos no município reduziu 9,5%, com queda de 21 para 19 ocorrências. Os números de furtos de veículos (33 casos) e homicídios (12) não tiveram variação permanecendo igual no comparativo de janeiro de 2024 com o mesmo mês do ano passado.
Os dados foram divulgados pelo OSPC, ferramenta à disposição dos gestores da segurança pública e que serve como base para planejamento de políticas e estratégias de enfrentamento à violência na cidade.

Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca

[addtoany]