A esperança da pequena Aylla Vitória Vargas de Oliveira Corrêa Ribeiro, de três anos, chegou através do Canoas + Saúde. Desde a gestação, os diagnósticos não foram fáceis. “Quando minha esposa estava grávida, ela teve ameaças de aborto, precisou fazer diversos acompanhamentos, e ficamos sabendo que a Aylla teria dedinhos de sereia, que é ter uma leve pelezinha, uma má-formação. Porém, o que não sabíamos, e só descobrimos quando ela nasceu, é que ela é cardiopata e tem os dedos da mão e o dedinho de um dos pés colados, outro dedinho do pé ela não tem, além de ter a canela rachadinha, como se tivesse uma borracha apertando”, relata o pai da menina, Henrique Corrêa Ribeiro, 25 anos.
A família, moradora do bairro Guajuviras, precisou lidar com uma cirurgia aos seis dias de vida da bebê. Ela ficou 26 dias internada e teve parada cardíaca e respiratória. Mas, aos dois meses de vida, a pequena Aylla saiu bem do hospital e com um encaminhamento para realizar uma cirurgia plástica para correção das más- formações. “No momento que ela saiu do hospital, a gente já começou os processos para conseguir a cirurgia dela. Ficamos aguardando por bastante tempo o encaminhamento que não veio”, destaca Henrique.
Canoas + Saúde agilizou atendimento
Na tentativa de dar andamento ao processo, a família buscou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em setembro deste ano e atualizou os dados e a demanda da menina no Canoas + Saúde.
“Conseguimos movimentar o processo, fizemos a atualização de cadastro dela e já chamaram para fazer uma avaliação cirúrgica agora no mês de novembro. Agora a gente espera que a cirurgia seja realizada o quanto antes”, comemora o pai. Ele complementa que o benefício do programa é que os processos estão sendo mais rápidos. “Desde que atualizamos os dados dela, não demorou para chamarem. Eu tô achando ótimo”, finaliza.
Sobre o programa
O programa é uma ação da Prefeitura de Canoas para reduzir a espera por exames, consultas e cirurgias. Os canoenses devem realizar a atualização das suas demandas até o dia 30 de novembro em um dos pontos de atendimento. Basta apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir).
Confira onde atualizar sua demanda em https://www.canoas.rs.gov.br/maissaude/
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung