Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Reduzidas_14_07_23_CANOAS_SOLIDARIA_Guilherme_Pereira-14-Canoas-solidaria.jpg

Canoas Solidária: Banco de Oportunidades oferece cadastro para vagas de emprego à população em situação de rua

O Banco de Oportunidades esteve, na noite desta quinta-feira (13), no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói, onde acontece o Canoas Solidária. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) prestou orientações e cadastrou os interessados em vagas de emprego na região.

Jeverton Luís da Silva, 45 anos, aproveitou a oportunidade para se candidatar a vagas no ramo de panificação. “Tenho experiência como padeiro e confeiteiro. Também trabalhei como ferreiro em obras. Após a perda dos meus familiares e do emprego, passei a morar nas ruas. Tenho a esperança de logo estar trabalhando e de recomeçar a minha vida”, contou. Com a mesma motivação, Edson Leal, 50 anos, estava interessado em retornar ao mercado de trabalho. “Estou há dois anos morando na rua, mas tenho experiência como pintor e carpinteiro. Estou confiante de que conseguirei retomar tudo de volta”, afirmou.

Conforme a diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da SMDETI, Gislaine Silveira, responsável pela gestão do Banco de Oportunidades e do Feirão de Empregos, mais de 20 pessoas em situação de rua foram atendidas na ação. “Todos os que demonstraram interesse serão encaminhados para os departamentos de recursos humanos que a plataforma do Banco do Oportunidades tem parceria. Muitos deles têm experiência e força de vontade, requisitos essenciais para preencher as vagas”, salientou.

Quinta Cultural do Canoas Solidária

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) também está presente no Canoas Solidária. Uma das ações é a Quinta Cultural do Canoas Solidária. O lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira, contou com apresentações do tecladista Jaimer Luiz Ramires e da voz e violão de Junior e Murillo Rodrigues.

Na noite desta sexta-feira (14), será transmitido o curta “O Xadrez das Cores”, a partir das 20h. Também haverá distribuição de livros para as pessoas acolhidas. O secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, destacou que o objetivo é incentivar o hábito da leitura e do estudo. “Os acolhidos do Canoas Solidária também terão acesso a uma biblioteca no espaço”, salientou.

Acolhimento diário

O Canoas Solidária, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, acolhe pessoas em situação de rua. O atendimento é diário e funciona das 18h às 7h. No espaço, além de passar a noite, o público recebe alimentação, agasalhos e produtos de higiene pessoal. “Eles podem trazer seus animais de estimação, que, muitas vezes, são os companheiros deles no dia a dia. Também estamos trabalhando em conjunto com a SMDETI e Secretaria de Cultura para inseri-los na sociedade”, ressaltou a coordenadora do Canoas Solidária, Simone Jardim.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]