Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Reduzidas_14_07_23_CINEMA_CANOAS_SOLIDARIA_Guilherme_Pereira-15.jpg

Canoas Solidária promove noite do cinema

Na noite desta sexta-feira (14), os acolhidos no Canoas Solidária tiveram a oportunidade de assistir o curta “Xadrez das Cores”, a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O objetivo da ação é proporcionar direitos culturais e a integração social para a população em situação de rua.

De acordo com o secretário da SMAS, Paulo Souza, as pessoas que estão em situação de rua vivem uma problemática específica que acaba por transversalizar com outras questões. “É importante gerar capacidades para o exercício pleno dos direitos culturais e a integração social. Além de ser fundamental trabalhar políticas públicas na área social, de forma a fortalecer a ideia de que a arte e a cultura podem servir para incluir, integrar e desmarginalizar”, afirmou.

Fernando Ferrari Marques, de 30 anos, um dos acolhidos no espaço, adorou a ação. “Foi muito legal. Gostei bastante do filme e queria muito que tivesse mais vezes”, ressaltou.

Além de acolher as pessoas em situação de rua, o Canoas Solidária visa proporcionar que os usuários se sintam fortes e saiam com informações necessárias para buscarem seus direitos. A coordenadora do Canoas Solidária, Simone Jardim, destacou a importância da ação cultural. “Faz toda a diferença no acolhimento, pois promove o entretenimento para os usuários. Muitos deles não têm contato com a televisão há um bom tempo, em função de estarem na rua. É o momento em que eles conseguem ver que realmente são acolhidos, que não é apenas chegar, tomar um banho, comer e dormir, mas ter um momento de descontração e atividade cultural”, acrescentou.

Conforme a secretária adjunta da SMC, Cristina Colares, a ideia é que essa ação se torne efetiva durante o Canoas Solidária, sendo realizada nas quintas-feiras, com o nome de Quinta Cultural do Canoas Solidária. “A ideia é que a cada quinze dias, a Secretaria da Cultura esteja atuando no Canoas Solidária. Entre as ações, estamos programando música, dança, teatro, performances e cinema, pois temos que incentivar a cultura para eles”, salientou.

O Canoas Solidária teve início em 16 de junho e é uma ação voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua e seus animais de estimação. O atendimento acontece diariamente, das 18h às 7h, no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói.

[addtoany]