Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Reduzidas_14_07_23_CINEMA_CANOAS_SOLIDARIA_Guilherme_Pereira-3.jpg

Canoas Solidária soma quase dois mil atendimentos no primeiro mês

Download Imagem Original

Foto: Escritório de Comunicação - Ecom

O programa Canoas Solidária completou um mês de atendimentos para a população em situação de rua e seus animais de estimação. No balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), no período de 16 de junho a 16 de julho, foram realizados 1.974 atendimentos, com o fluxo de 304 pessoas diferentes acolhidas.

No local, a média de atendimentos diários tem sido de 64 pessoas. Nos dias de mais frio, o ginásio recebe até 100 pessoas. Boa parte do público que busca o acolhimento é de homens, dentro da faixa etária dos 40 anos.

O atendimento acontece diariamente, das 18h às 7h, no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói. Além de terem uma noite de sono protegidos do frio e da chuva, os usuários podem realizar sua higiene pessoal, jantar e tomar café da manhã. Também ocorrem atividades e serviços que promovem a cidadania e entretenimento para quem busca acolhimento.

De acordo com o secretário da SMAS, Paulo Souza, o Canoas Solidária não é um projeto que visa somente proporcionar um local para a população de rua se alimentar e dormir. “Por mais exitoso que seja o Canoas Solidária, por mais que as pessoas em situação de rua venham, se sintam fortes e saiam com informações e os encaminhamentos para buscar trabalho, é necessário que exista a complementaridade com outras políticas públicas”, acrescenta.

A SMAS, em parceria com os demais órgãos da Administração Municipal, é responsável pela ação. As equipes da Prefeitura seguem fazendo rondas com o objetivo de conduzir os desabrigados. A população que encontrar pessoas em situação de rua pode informar pelos telefones (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.

Escritório de Comunicação - Ecom