A Secretaria Municipal de Saúde vem registrando um crescimento nos casos positivados para Covid-19 no município. Somente nos primeiros 25 dias do ano, cerca de 3.019 canoenses testaram positivo para o coronavírus. No período, foram registrados 4 óbitos.
Por meio dos órgãos da saúde e do Comitê de Enfrentamento à Pandemia, a Prefeitura realiza, diariamente, acompanhamentos epidemiológico e hospitalar, que servem como base para a tomada de decisões em relação à segurança dos canoenses.
Com os números elevados de positivados, o quadro de internações hospitalares está em uma crescente. No dia 30 de dezembro de 2021, a cidade registrava apenas 3 leitos de UTI Covid-19 e 6 leitos de enfermaria ocupados. Nesta segunda-feira (24), os hospitais da cidade já contam com 18 canoenses em leitos de UTI e 47 internados na enfermaria, que correspondem a 15,38%(UTI) e 27,97%(Enfermaria) de ocupação do número de leitos total. Somados, os hospitais da cidade oferecem 117 leitos de UTI e 168 leitos de enfermaria dedicados para atender a pacientes com Coronavírus.
Mesmo com a taxa de contaminação em alta, o número de óbitos é baixo. Um dos fatos que contribuíram para essa estabilidade é a vacinação contra a Covid-19, já que Canoas atingiu mais de 98% da população vacinada com, pelo menos, uma dose do imunizante.
A secretária Adjunta Ana Paula Macedo, destaca que a vacinação gerou uma mudança no quadro dos novos contaminados ou recontaminados. “Notamos que os novos pacientes estão com uma forma mais branda da doença. Apesar da baixa taxa de gravidade, é fundamental que todos continuem seguindo os protocolos sanitários e respeitando as medidas que auxiliam a inibir a transmissão tanto da Covid-19 quanto da H3N2. É preciso intensificar o uso da máscara e do álcool em gel, além de evitar aglomerações. Precisamos redobrar os cuidados para vencermos a pandemia”, reiterou.
Diante desta terceira onda de infecção por Coronavírus, o prefeito Jairo Jorge anunciou a implantação de quatro clínicas Covid para atendimento médico, que devem começar a funcionar já nos próximos dias. Além da obtenção de mais 100 mil testes antígenos para ampliar a testagem em massa, considerando que cerca de 37% das pessoas que estão testando nas centrais de testagem estão positivando.
AUMENTO NA TESTAGEM
Com o aumento do número de casos detectados de Covid-19, a Prefeitura de Canoas intensificou a campanha de conscientização sobre a importância da testagem para conter o avanço da pandemia. Nos primeiros 24 dias do ano, foram realizados 26.589 testes.
Diante deste cenário, foram reforçados os locais para identificação dos casos na cidade, com foco em orientar as pessoas positivadas para realizar o isolamento social e, consequentemente, frear a disseminação do vírus.
Confira todos os locais de testagem e horários de funcionamento:
Testagem 24h
Tenda da UPA Carlos Giacomazzi – Boqueirão
Av. Boqueirão, 2900, Guajuviras
Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Estação Canoas, da Trensurb, junto à Central de Vacinas, com tenda para o acolhimento e a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga.
Central de Testagem no Rio Branco
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Sudoeste: Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco
Central de Testagem no Niterói(
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói
Central de Testagem no Guajuviras
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Nordeste: Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras
Central de Testagem no Mathias Velho
De segunda a sexta, das 8h às 17h
EMEF Prof. Thiago Würth: Rua São Lourenço, ao lado da Escola Infantil Vó Sara, Bairro Mathias Velho
Os testes oferecidos:
Teste rápido Antígeno: teste do cotonete, fica pronto em 15 minutos. Não precisa de requisição médica. Realizado apenas quando o paciente estiver com sintomas.
RT-PCR: teste do cotonete, fica pronto de 5 a 7 dias – necessita de requisição médica
Teste rápido anticorpos: teste do dedo, procura anticorpos de até 10 dias atrás.
Fica pronto em 15 minutos e não necessita requisição médica.