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CanoasTec moderniza e promove inovação na Administração Municipal

Fundação tem papel importante na implantação de sistemas inovadores
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Foto: Bruna Ourique

A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec) tem desempenhado um papel fundamental na modernização dos serviços públicos e na promoção da inovação no município. Nos últimos quatro anos, pelo menos oito iniciativas foram implementadas para aprimorar o atendimento da Prefeitura à comunidade. Entre elas, destacam-se a integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, que será disponibilizado em breve.

Segundo o diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, a fundação é responsável por gerenciar e assessorar a Prefeitura em todos os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, fornecendo soluções inovadoras. “O trabalho é desenvolvido em parceria com as secretarias-fim, que são as responsáveis pelo atendimento direto à população. Por exemplo, a integração com a Redesim está em fase de homologação pela Secretaria da Fazenda, devendo ser disponibilizado à comunidade nos próximos dias”, ressalta Alves.

Para modernizar a gestão de recursos e aumentar a transparência no acompanhamento da jornada escolar, foi implementado o i-Educar, em parceria com a Secretaria de Educação. Na prática, professores e gestores das escolas e da SME podem monitorar toda a trajetória escolar dos alunos, desde informações específicas de cada um até transferências, notas e faltas, elaborar planos de aula e realizar diversos registros.

Em colaboração com o Bem-Estar Animal (SMBEA), a CanoasTec desenvolveu o programa Prontuário de Atendimento e Tratamento de Animais (Patas), que reúne dados do animal, do solicitante, a classificação de risco, o acompanhamento da agenda e do atendimento, histórico, local de residência do animal, condições e encaminhamentos.

Junto à Secretaria de Administração e Planejamento (SMAP), foi implantado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que realiza toda a gestão de processos administrativos de forma eletrônica. Com essa ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição e assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual.

Na atual gestão, além dos mais de 300 quilômetros de fibra óptica e diversas antenas instaladas, a CanoasTec também firmou contrato com a Telebras para fornecimento de link de acesso à internet com velocidade de 1.000 Mbps via fibra óptica com dupla abordagem, ou seja, caso uma rede seja interrompida, a outra garante a conectividade. Essa parceria não apenas duplica a capacidade de conexão disponível, mas também amplia a qualidade e a capilaridade da rede, permitindo maior estabilidade e distribuição de internet de alta velocidade em áreas críticas e estratégicas do município.

Durante o período de calamidade causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a CanoasTec teve uma atuação crucial, sendo responsável pelo desenvolvimento de inúmeros sistemas. Desde a implementação do SOS Canoas, que num primeiro momento recebeu 66.701 pedidos de resgate, passando pelo cadastro das famílias, que permitiu que quase 100 mil canoenses recebessem o Auxílio Emergencial, até o sistema que permitiu aos moradores solicitarem avaliações de imóveis afetados pelas enchentes por meio de um formulário online. Essa iniciativa agilizou os pedidos junto à Defesa Civil, permitindo que especialistas examinassem as moradias em situação de risco de forma mais eficiente.

Além disso, a CanoasTec participou da criação do site de Transparência sobre a enchente, implementou o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) e trouxe a Carreta Digital, com cursos profissionalizantes para jovens, a Canoas.

Escritório de Comunicação

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