Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/WhatsApp-Image-2022-06-10-at-11.28.44-3.jpeg

Canoense é medalha de prata em etapa do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo

Download Imagem Original

Foto: Divulgação SMEL Canoas

Os canoenses não param de se destacar no esporte. Adriano dos Santos Monteiro, de 48 anos, é outro exemplo ao conquistar a medalha de prata em uma competição nacional. Ele obteve o 2º lugar na etapa Ribeirão Preto do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo (categoria handbike H2), ocorrido no dia 4 de junho, em São Paulo.

Monteiro, que é morador do bairro Rio Branco, viajou até à cidade paulista através do Auxílio Atleta, benefício concedido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) de Canoas. Segundo ele, sua grande motivação são suas duas filhas: Caroline e Cassiele.

“Já participei de vários Campeonatos Brasileiros e a emoção é sempre grande. Mas dessa vez foi especial. Meu foco é sempre orgulhar muito as milhas filhas”, conta.

Adriano, que completa 48 anos nesta sexta-feira (10), pratica o paraciclismo há oito anos. “Iniciei o paracilcismo em 2016. Foi algo que me ajudou muito com a depressão que sentia. Foi uma virada de chave na minha vida”. Desde então ele segue participando e vencendo diversas competições. “Já perdi as contas de quantas vezes venci em competições como o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo”, afirma.

Para manter os bons resultados que vêm atingindo e conseguir uma vaga para o Mundial de Paraciclismo de Estrada de 2023, ele segue treinando quase todos os dias e realizando uma média de 50km por treino. “O próximo passo é o Mundial. Será um orgulho poder representar o Brasil e levar a bandeira de Canoas ao pódio”, conclui Medeiros.

Ajuda ao paradesporto
Segundo o secretário adjunto de Esportes, Jerson Cunha, um dos objetivos da nova gestão da SMEL é apoiar e incentivar cada vez mais o paradesporto no município. Por isso, em breve a SMEL vai oportunizar aulas em seis modalidades esportivas para pessoas com deficiência. São elas: vôlei sentado, futebol 5, futebol 7, golbol, atletismo, natação e o arco e flecha.

“Queremos dar mais apoio aos atletas canoenses do paradesporto. Sabemos do empenho e esforço de cada um e vamos investir para que o esporte de Canoas seja mais inclusivo do que jamais foi”, explica.

“O Adriano é um dos exemplos que temos na cidade de atleta reconhecido e destacado no paradesporto a nível nacional. Ele participou do Edital de apoio aos atletas canoenses e, com certeza, será em breve um dos participantes do Atleta Cidadão do Futuro – Rendimento”, afirma.

A previsão da Secretaria de Esporte e Lazer de Canoas é de, até o final do mês, divulgar a grade de horária e a forma como as pessoas da comunidade vão poder participar das atividades que serão ofertadas especialmente para as pessoas com deficiência.

Escritório de Comunicação - PMC