Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/07-11-abertura-consciencia-negra_Alisson-Moura-4.jpg

Capacitação nacional em igualdade racial abre o Mês da Consciência Negra em Canoas

De acordo com o consultor Felipe Fontana, que veio de Brasília para o evento, Canoas tem boa oferta de políticas públicas em igualdade racial
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

A Prefeitura de Canoas realizou, nesta segunda-feira (7), no Paço Municipal, a abertura do Mês da Consciência Negra. Com realização da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, as atividades são voltadas à valorização da população afro e ao combate ao racismo, seguindo até o dia 29 de novembro.

A programação começa com uma capacitação junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU/Pnud) e o Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para servidores municipais. O município recebe a qualificação por conta da adesão feita em maio ao Sinapir, que financia a capacitação.

Enfrentamento à desigualdade

Ao prestigiar a solenidade, o prefeito Nedy de Vargas Marques mostrou sua preocupação com a aceleração das questões sociais ligadas ao racismo e à desigualdade ainda no século XXI. “A consultoria que estamos recebendo logo vai se transformar em mais propostas e resplandecer por toda cidade”, afirmou. “Estamos aqui para conscientizar o povo de Canoas para dar um ponto final à desigualdade”, finalizou o prefeito.

De acordo com o consultor Felipe Fontana, que veio de Brasília especialmente para o evento, Canoas apresenta bons resultados no diagnóstico inicial realizado, um questionário padrão aplicado em todo Brasil que avalia a oferta de políticas públicas em igualdade racial. Os pontos positivos ressaltados pelo consultor são a transversalidade das ações, com iniciativas concretas nas áreas da saúde e empreendedorismo envolvendo diferentes órgãos municipais e organizações da sociedade.

Os próximos passos, segundo Fontana, podem incluir o fortalecimento da articulação junto ao Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir) e a organização de projetos de sustentabilidade financeira de forma associada às pautas históricas e identitárias. “Nossa missão é entender as políticas que já estão sendo trabalhadas e trazer o apoio do Sinapir”, afirmou.

Dia do Lanceiro Negro

Além de ações em saúde e afroempreendedorismo, a secretária adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, destacou que Canoas celebrará, no próximo dia 14 de novembro, o Dia Municipal do Lanceiro Negro. A lei é de autoria da vereadora Vani Piovesan, também presente à solenidade, e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Nedy de Vargas Marques em agosto passado. Ednea ressaltou ainda que, neste ano, pela primeira vez, houve um piquete exclusivo de Lanceiros Negros no Parque do Gaúcho durante a Semana Farroupilha.

Para a secretária, há avanços mas também muitos desafios para a igualdade étnico-racial e equiparação de direitos do povo negro. “Sempre fomos tratados como os improváveis e a verdadeira mudança será a mudança de mentalidade daqueles que ainda pensam que a cor da pele faz alguma diferença”, concluiu. 

Programação do Mês da Consciência Negra de Canoas 2022

07/11 e 08/11 – 8h às 12h e 13h30 às 16h30 – Abertura das atividades da Consciência Negra e capacitação do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), Auditório Sady Schiwitz. O evento é custeado pelo Sinapir.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes e Sinapir.

11/11 – 14h30 – Peça Teatral: Help!, Projeto Social Caminho do Bem com o grupo “Nação Jovem” e Rapper Du, na Emef General Osório.
Organização: Emef General Osório com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

17/11 – 14h – Palestra com o escritor Raul Kroeff Carrion, autor de dois livros voltados ao público negro sobre os Lanceiros Negros, no Auditório Sady Schiwitz. 
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

19/11 – 13h às 18h – Feira de Afrobusiness e atrações musicais, na Casa dos Rosa, em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir).
Organização: Compir e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

21/11 – 9h – Atividades com apresentação de teatro e participação do rapper Du, palestra com a historiadora Gisele Vidal e exposição do artista João Máximo, na Antiga Estação de Trem.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes. 

24/11 – 14h30 – Contação de história com a historiadora Gisele Vidal sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e Momento Cultural, na Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic).
Organização: Adevic com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

25/11 – 14h – Encerramento e Formatura do Curso de Panificação para quilombolas e imigrantes, na Pecan.
Organização: Pecan e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

26/11 – 14h às 17h – Portas Abertas 2ª edição especial do Mês da Consciência Negra e Momento Cultural, no Hangar Cultural.
Organização: Secretaria Municipal de Cultura com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade
Racial e Imigrantes.

29/11 – 9h às 12h – Ações e serviços de saúde voltados à população negra, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania, no Calçadão do Centro.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes com participação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania.

Leia mais:
Canoas abre atividades do Mês da Consciência Negra nesta segunda-feira (7)

Texto: Escritório de Comunicação