Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/WhatsApp-Image-2018-06-05-at-20.59.09-1.jpeg

Capacitações de visitadores do PIM/Criança Feliz acontecem em Canoas

Os programas visam fortalecer a função protetiva da família e a promoção de desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos e gestantes
Os programas visam fortalecer a função protetiva da família e a promoção de desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos e gestantes
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Com o objetivo de atender, através de visitas semanais, famílias em vulnerabilidade social em Canoas, visitadores estão recebendo capacitação pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM), que existe no município há 15 anos, e o Programa Criança Feliz (PCF), que hoje está sendo implantado. Esses encontros de formação e capacitação iniciaram no dia 30 de maio e se estenderão até a próxima terça-feira (12) na Sede do Comitê Gestor Municipal, formado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

A unificação dos programas PIM/Criança Feliz é uma indicação do Ministério do Desenvolvimento Social e tem o objetivo de atender a primeira infância na sua integralidade. A gestão atual priorizou esta orientação, reconhecendo a importância de intensificar as ações entre as secretarias envolvidas, dando prioridade às crianças entre zero e seis anos fora da escola, gestantes e crianças com deficiências, através de visitas domiciliares e articulação de rede de serviços, existentes no município.

Segundo a gestora, representante da SME, Carla Zanetti, os visitadores são estagiários de psicologia, pedagogia, serviço social e nutrição, contratados para realizarem as visitas nas residências. “Esses estudantes são acompanhados, orientados e supervisionados por pedagogas e assistentes sociais”, completa. As famílias também são acompanhadas pelas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) conforme a necessidade.

De acordo com a gestora, representante da SMDS, Rosângela Santos Arenhart, o PIM/Criança Feliz vem para investir no fortalecimento das competências familiares e comunitárias para cuidar, educar e proteger. “Os visitadores orientam a família sobre as atividades e brincadeiras que devem ser realizadas com as crianças para estimular vínculos familiares e proporcionar um desenvolvimento integral mais saudável. O atendimento às gestantes também é nossa prioridade, em que pensamos estratégias e desenvolvemos ações que venham consolidar informações e orientações para uma gestação saudável”, explica.

Já a gestora representante da SMS, Neiva do Amaral, ressalta a ampliação do PIM/Criança Feliz no Guajuviras, onde o trabalho de mapeamento do território e busca ativa de famílias com o perfil dentro dos critérios exigidos pelo programa já iniciou. “As visitas iniciaram no bairro Guajuviras. No Mathias Velho, o trabalho já vem sendo realizado pelos visitadores do PIM, que de agora em diante serão PIM/Criança Feliz”, esclarece.

Os programas PIM e PCF são políticas públicas que recebem recursos estaduais e federais, respectivamente, para atuarem no atendimento à primeira infância. Famílias com crianças que apresentam alguma deficiência e que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) também serão atendidas.

Assessoria de Comunicação