Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/29_12_EXPOSIÇÃO_DO_FABIANO_GUMMO_NA_VILLA_MIMOSA_Guilherme_Pereira-1.jpg

Casa das Artes Villa Mimosa apresenta exposição Continuum

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Uma discussão sobre o conceito de verdade, é isso que o artista visual Fabiano Gummo propõe na exposição Continuum. Até o dia 27 de fevereiro, nove trabalhos do artista podem ser visitados na Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6270, Centro). O público contará com uma experiência imersiva, que traz uma mistura elementos da arte clássica com o uso de softwares e novas tecnologias.

Dois quadros, colocados frente a frente, um em cada parede, trazem recortes de comentários retirados das redes sociais em 2020 e 2021. “Essa técnica de colagem acompanha a arte a muito tempo, e funciona muito bem para esse conceito. São todos comentários retirados das redes sociais, e o objetivo é justamente criar esse ruído de informações”, comenta o artista.

A exposição também faz uso de softwares, como uma inteligência artificial, onde as pessoas enviam mensagens que são respondidas de forma aleatória, com 200 frases prontas, retiradas de contexto. “Esse experimento é interessante porque, mesmo sabendo que quem vai responder é uma máquina, às vezes, pode parecer que é uma pessoa de verdade, porque vão ocorrer coincidências nas respostas. Nós vemos muito isso com o uso de bots nas redes sociais”, destaca.

“Essa discussão sobre verdade, teorias da conspiração e o debate das redes sociais são temas que eu sempre busquei explorar, e hoje, isso tudo está muito em foco. A exposição traz esse debate, como as redes sociais acabam gerando discussões que não levam a lugar algum, e como, muitas vezes, algo só por ser repetido de forma ostensiva acaba se tornando verdade”, completa.

Natural de Canoas, Fabiano, de 43 anos, é morador do Bairro Igara. O artista começou a se interessar pelo ramo durante a adolescência, no início dos anos 90, produzindo artes baseadas em quadrinhos e ilustrações. Cursou Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em 2010, e ingressou como professor da rede municipal de Canoas em 2015. Seu último trabalho, Continuum, que faz parte do projeto de doutorado, tem como foco a discussão sobre política e verdade, temas em destaque atualmente.

A Casa Villa Mimosa, que conta com a gestão da Secretaria Municipal da Cultura, atende de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. Para realizar a visitação, os interessados devem agendar pelo e-mail villa.mimosa@canoas.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3428.5789.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: