Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/10-11-CASTRA-MOVEL-PAQUETA_Gustavo-Garbino-29.jpg

Castramóvel conclui atendimentos na Praia do Paquetá

Após realizar 91 castrações no local, veículo irá para outros pontos da cidade
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Na manhã desta quarta-feira (7), o Castramóvel de Canoas finalizou os atendimentos de cães e gatos na Praia do Paquetá. O veículo foi inaugurado no dia 10 de novembro. Ao todo, foram nove dias no local, com 91 animais castrados.

Moradora do Paquetá há cinco anos, Iraci dos Santos, 73 anos, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “É algo muito bom mesmo. Esse é um problema grande que nós sempre enfrentamos aqui. Muitas vezes, não temos condições de levar os animais para fazer a castração, então ter um programa que garante o procedimento de forma gratuita aqui na prainha é fundamental”.

De acordo com a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, o objetivo é descentralizar a realização deste procedimento.“Queremos esterilizar o máximo possível de animais na cidade, o procedimento é de grande importância para a saúde dos cães e gatos, pois previne diversas doenças. O Castramóvel é mais uma ferramenta que temos para expandir esse atendimento”.

O Castramóvel tem capacidade para realizar 1.500 procedimentos por ano. O veículo conta com salas para cirurgias, recuperação, climatização, sistema de combate à incêndio, balança digital, macas, entre outros equipamentos. A partir da próxima semana, o Castramóvel inicia o atendimento em outras regiões da cidade.

Castrações gratuitas

De janeiro de 2021 até outubro deste ano, a Prefeitura de Canoas castrou, de forma gratuita, mais de 7 mil animais. A previsão é que, até o final de 2022, mais de 8 mil bichinhos passem pelo procedimento.

Investimento

O investimento total para aquisição do Castramóvel foi de R$ 137.600,00. O Município recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 168.497,00, obtida com o intermédio do Escritório de Projetos (Epro) de Canoas. O valor que sobrou, após a compra do veículo, foi devolvido para os cofres do Tesouro Nacional.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: