Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/10-11-CASTRA-MOVEL-PAQUETA_Gustavo-Garbino-29.jpg

Castramóvel retoma operações na próxima terça-feira, no Loteamento Prata

O Castramóvel estará no local até o dia 3 de fevereiro
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

A partir da próxima terça-feira (17), o Castramóvel estará atuando no Loteamento Prata, no Bairro Fátima. O veículo da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) ficará estacionado no pátio da EMEI Idara Rocha, na Rua Alan Kardec, 340, das 9h às 17h. No local, serão atendidos, de forma gratuita, animais de rua e tutelados por pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico.

O Castramóvel estará no local até o dia 3 de fevereiro. O atendimento funcionará nas segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a quinta-feira, das 9h às 17h e nas sextas-feiras das 8h às 13h. O objetivo é descentralizar este atendimento, levando o serviço, que antes era realizado apenas na sede da Sebea, para outras regiões da cidade.

De acordo com a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, o objetivo é descentralizar a realização deste procedimento.“Queremos esterilizar o máximo possível de animais na cidade. O procedimento é de grande importância para a saúde dos cães e gatos, pois previne diversas doenças. O Castramóvel é mais uma ferramenta que temos para expandir esse atendimento”.

Inaugurado no dia 10 de novembro do ano passado, o veículo atuou inicialmente na Praia do Paquetá. Ao todo, foram nove dias no local, com 91 animais castrados.O veículo tem capacidade para realizar 1.500 procedimentos por ano e conta com salas de antissepsia/paramentação, cirúrgica, pós-cirúrgica e de recuperação. O espaço ainda tem serviços de climatização, sistema de combate à incêndio e segurança, balança digital, macas, entre outros equipamentos.

O investimento total para aquisição do Castramóvel foi de R$ 137.600,00. O Município recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 168.497,00, obtida com o intermédio do Escritório de Projetos (Epro) de Canoas. O valor que sobrou, após a compra do veículo, foi devolvido para os cofres do Tesouro Nacional.

Escritório de Comunicação - PMC