//
Cavalgada do Outubro Rosa chama atenção para prevenção do câncer de mama
No mês em que a prevenção e o combate ao câncer de mama pautam campanhas pelo país em função do Outubro Rosa, a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), com o apoio da Prefeitura, realizou a 9ª Cavalgada do Outubro Rosa.
O encontro reuniu mais de 200 pessoas entre cavalareanas e pessoas em cima dos caminhões no desfile, que saíram do Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima e percorreram diversas ruas da cidade.
Conforme a secretária especial da Coordenadoria de Mulheres, Vani Piovesan enfatizou que a cavalgada dá visibilidade à causa, tão importante para a saúde das mulheres. “A cultura gaúcha dá um belo exemplo para nossa cidade, fazendo um alerta e transmitindo a mensagem de que as mulheres devem se prevenir fazendo o autoexame”, comentou.
Já o diretor de Tradicionalismo da Secretaria Municipal de Cultura, Elcion Brys Gularte destacou que “a cavalgada é uma forma de alertar a comunidade sobre a importância das mulheres buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento para a cura do câncer de mama”.
Após a cavalgada, as mulheres e demais participantes puderam participar de atividades com jogos e brincadeiras tradicionalistas, massagem, cortes de cabelo, reiki, medição de pressão e diabetes. Todas elas foram realizadas no Parque do Gaúcho.
Trajeto da cavalgada
A cavalgada passou pelas seguintes ruas e avenidas: Engenheiro Irineu Carvalho Braga, Roberto Francisco Behrens, República, Coronel Vicente, Cônego José Leão Hartmann, Guilherme Schell, retornando ao Parque do Gaúcho pela Bartolomeu de Gusmão e Vinte e Quatro de Outubro.
Texto: Andréa Sommer
Edição: Patrícia Augsten