Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/27-03-25-CERTEA-CENTRO-DE-REFERENCIA-EM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-VINICIUS-MEDEIROS-18-1.jpg

Certea preza atendimento mais humanizado com nova gestão e quadro funcional

Cerimônia marcou apresentação da nova gestão e do quadro funcional do Certea
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

A Secretaria Municipal da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (27), a nova gestão e quadro funcional do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea). Organizada para prestar um serviço de referência para o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes autistas mais humanizado, a estrutura agora conta com mais especialistas.

Além da coordenadora do Certea e psicopedagoga Andrea Avanze, e da médica  especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Karine de Franceschi, ambas inclusive mães atípicas, o time conta ainda com o neuropediatra Paulo Rebelo, além dos serviços de psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e educadora social. “É um grupo técnico intersetorial municipal preparado para fazer um esforço de mapeamento e aperfeiçoamento do trabalho que já existe”, acrescenta Andrea.

O prefeito Airton Souza afirma que os esforços para qualificar os atendimentos a esse público seguirão acontecendo. “A gente não para por aqui. Eu tenho um compromisso com as mães atípicas e suas crianças. E nós vamos trabalhar muito e ter uma equipe que é bem comprometida em um espaço digno para atender essas crianças aqui na cidade”, disse.

Segundo o secretário de Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, o novo quadro funcional é mais uma das ações da Administração municipal para atender à demanda reprimida e reduzir as filas na área da saúde, além de representar mais qualidade de atendimento para a população.

Demanda de pacientes
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, cerca de 90 pacientes recebem acompanhamento no Certea. “A gente conseguiu completar a equipe que estava incompleta há pelo menos dois anos”, explica o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Favio Telis. “Com isso a gente vai conseguir mais que dobrar o número de pacientes atendidos, e assim diminuir a fila por diagnósticos”, acrescenta.

Atualmente, a demanda reprimida chega a 1.400 pessoas, e a SMS está preparando o credenciamento de mais clínicas para atender os pacientes que serão diagnosticados através da nova estrutura do Certea.

Novidades no Certea foram apresentadas durante evento

[addtoany]