//
Ciclo de Debates da Cultura segue nesta quinta-feira
Reflexões e ações para combater a desigualdade social e o preconceito entram em discussão no “Ciclo de Debates: Cultura, Memória e Atualidade – II Jornada por uma Cultura Antirracista”, que seguirá nesta quinta-feira (10). Com entrada gratuita, o evento inicia às 19h15, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizado na rua Ipiranga, 105, no Centro.
A atividade será ministrada pelo professor José Alberto Antunes de Miranda, que vai apresentar o tema “Mobilidade Humana: onde o global e o local se encontram”. Após, a professora do IFRS Cleusa Albilia de Almeida abordará “Experiências Docentes junto aos Imigrantes”. O debate também contará com a mestranda em Educação Vanessa Sebrina Witter Dutra e a mestra em Educação Catia Rosane Würth. Após às 20h30, será exibido o curta “DRAPO A”, de Henrique Lahude e Alix Georges, que foi apresentado no 1º Festival de Cinema de Canoas.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, o Ciclo de Debates tem como objetivo discutir ações contra o preconceito racial e desigualdade social. “Com a participação de professores e, principalmente, de estudantes em nossos debates, conseguiremos proporcionar uma ampla discussão sobre o tema”, ponderou.
O evento foi aberto na quarta-feira (9), quando foi tratado o tema “Canoas, cidade que acolhe a todos”, com apresentação das ações da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrações. “Todos os imigrantes são acolhidos ao chegarem em nossa cidade. E o Ciclo de Debates traz a oportunidade de todos nós debatermos sobre o assunto”, comentou a secretária especial da Coordenadoria, Ednea Paim.
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC