//
Ciclo de Debates da Cultura segue nesta quinta-feira
Download Imagem Original
Foto: Thalles Silva
Mais de 50 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das EMEFs João Paulo I e Rio Grande do Sul participaram, na noite dessa quarta-feira (27), do “Ciclo de Debates: Cultura, Memória e Atualidade – III Jornada por uma Cultura Antirracista”, que trata sobre as religiões de matriz africana em Canoas. Com entrada gratuita, o evento segue nesta quinta-feira (28), às 19h15, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizado na rua Ipiranga, 105, no Centro.
Conforme o professor e coordenador do Ciclo de Debates, Alexandre Rafael da Rosa, a atividade desta quinta-feira contará com a participação das escolas Nancy Pansera e Rio Grande do Sul. “A iniciativa integra os estudantes e permite a discussão associada ao tema religiões de matriz africana. Também ocorre a exibição de curta-metragem que estimula o diálogo e a conscientização”, destaca.
Segundo o secretário especial da Coordenadoria das Diversidades, Povos e Comunidades Tradicionais de Canoas, Pai Santiago, o tema proposto nesta edição do Ciclo de Debates exerce importante papel junto à comunidade da matriz africana. “É um evento muito importante, pois reúne lideranças do povo de terreiro, ciência e saberes para levarmos a luta desse segmento ao poder público”, afirma. Santiago conduziu, na primeira noite, a apresentação do tema “Desafios da Gestão Pública enquanto Babalorixá e Secretário”.
Programação
Nesta quinta-feira (28), às 19h15, será discutido o tema “Da África ao Brasil: o Contexto das Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileiras”, com o professor Juliano de Castro Guedes, consultor em Projetos Étnico-raciais. Às 19h50, a abordagem será sobre “A Ancestralidade Africana e a Construção dos Territórios de Terreiro em Canoas”. O evento terá a participação dos convidados Carla Marques; Iyanifá Ifákemi Obalúfe, sacerdotisa do Culto a Orunmilá Ifá; Vivaldina da Silva Santos, cacique de Umbanda do Caboclo Supremo das Montanhas, e Luiza Margarete Martins Lopes (Mãe Gueth), Yalorixá Gueth de Xangô. Às 20h20, será exibido o curta-metragem A Vida Além do Branco, com realização de Gabriela Nataly e alunos de graduação de Multimídia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Alvorada.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Carina Jung