Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-15-at-17.14.03.jpeg

Cidade sediará a 1ª Conferência de Migração na próxima semana

O dia 23 vai trazer para o debate as reflexões, os desafios e as perspectivas sobre migração, refúgio e apátridas no município, elaborando as principais proposições para futuras políticas públicas. A 1ª Conferência Migração de Canoas reunirá entidades voltadas ao tema e o público em geral, das 8h às 17h, no Centro Socioeducacional Assunta Marchetti, na rua Onorino Andreazza, 82, bairro Olaria. O evento é gratuito.

Com o tema “Cidadania em Movimento”, a ação discutirá os principais eixos para a construção de propostas. Entre eles, a igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direito, entre outros.

“O objetivo é aprofundar o debate sobre imigrações, refúgio e propor diretrizes e recomendações de políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. Então, é de extrema importância para nós, para o nosso município, fazermos essa conferência e será a primeira vez que Canoas terá este evento”, reforçou a assessora da Coordenadoria, Thais Guedes Fernandes.

Diversos municípios no Estado já fizeram encontros e, a partir das demandas e discussões, um documento será elaborado para levar à 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR). A iniciativa nacional acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 7 e 9 de junho.

Os interessados em participar da 1ª Conferência Migração de Canoas ainda podem se inscrever por meio de um formulário online no link https://forms.gle/RhSmgjbT8P6J8xiN8. As vagas são limitadas. A ação é organizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes em conjunto com o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes