A Secretaria de Saúde de Canoas reforça o pedido para que a população realize a imunização contra a gripe. Até o momento, pouco mais de 20 mil pessoas foram vacinadas, menos de 20% do total de pessoas vulneráveis à doença. “A maior procura segue sendo por idosos, mas ainda estamos abaixo do ideal. Infelizmente, encontramos muita resistência de parte da população em se vacinar ou imunizar seus filhos. Precisamos reforçar esse trabalho de conscientização”, explica a enfermeira Luciane Godoi Brum, da Diretoria de Imunização.
A população pode realizar a imunização em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Durante a campanha de imunização, que vai até 31 de maio, a meta da Prefeitura é vacinar 138.447 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros.
A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19. Além da imunização, é recomendado o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais. A SMS reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento. O Dia D contra a gripe está programado para este sábado (13). Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura nos próximos dias.
Confira aqui o endereço das Unidades de Saúde
Conheça os grupos prioritários:
– Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas dos seis meses aos nove anos de idade)
-Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes e puérperas
– Professores de todos os níveis
– Populações indígenas e quilombolas
– Idosos com 60 anos ou mais
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Documentos necessários
Documento com foto
CPF
Cartão de vacinação
Documento que comprove o grupo em que se enquadra
Escritório de Comunicação