Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-10-at-11.11.48.jpeg

Coletores do projeto Bikeco participam de formação para intensificar e ampliar ações no Centro

A utilização dos triciclos é uma forma inovadora e sustentável de realizar a coleta seletiva
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Coletores da Cooperativa de Reciclagem Coopcamate participaram de uma formação sobre a coleta de resíduos recicláveis com o uso dos triciclos, os bikecos. A iniciativa é uma forma inovadora e sustentável de realizar a coleta seletiva, diminuindo o tráfego de carroças e aproximando a cooperativa dos comerciantes da região central do município e no bairro Jardim do Lago. A atividade aconteceu na manhã dessa quarta-feira (10).

De acordo com Aline Daudt, uma das coordenadoras do projeto Canoas Recicla com a Gente, a ação pode contribuir para uma maior conscientização ambiental e adesão dos comerciantes à coleta seletiva. “Essas formações vão ajudar os coletores durante o trabalho, sabendo informar corretamente como funciona a coleta seletiva, quais materiais são recolhidos e qual a importância, tanto social quanto ambiental e econômica do serviço. Também vamos buscar parcerias com os comerciantes e a população local, para expandir a atuação do Bikeco”, afirma.

O projeto Canoas Recicla com a Gente é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com as oito cooperativas da cidade, a empresa Apoena Socioambiental e a Unilasalle. “Ao atuarem uniformizados e identificados pela cooperativa, os coletores passam a ter uma maior visibilidade e reconhecimento por parte da comunidade. Além disso, a definição de roteiros e turnos pré-estabelecidos ajuda a otimizar a coleta e garantir uma melhor triagem e comercialização dos resíduos recicláveis”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Bernardo Caron.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

[addtoany]