Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/chuva_gustavo-menor.jpg

Com alerta de temporal, Prefeitura define medidas preventivas

O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima) alerta que as projeções atualizadas apontam alto risco de chuva forte e em excesso, com possibilidade de temporais isolados com raios, rajadas de vento e até ocorrência de granizo no município. Os altos volumes ocorrem em dois momentos nos próximos dias. Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a previsão é de marcas entre 100 a 150 milímetros. O segundo será entre terça (11) e quarta-feira (12), com novos índices expressivos.  

 “As projeções desta quinta-feira mantêm o alto risco de chuva volumosa e excessiva, com volumes totais ao redor de 200 a 250 milímetros, que irão ocorrer entre os dois períodos, que compreende da sexta até a quarta-feira da próxima semana”, explica o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow. O fenômeno pode causar alagamentos e o risco de inundações nos dias mais críticos. A possibilidade de cheia da bacia do Rio do Sinos não é descartada caso se confirme o volume de chuva previsto.   

 Ações preventivas  

A Prefeitura de Canoas vem se preparando para possíveis estragos na cidade com um planejamento estratégico e o monitoramento da questão climática. O plano de ação começou a ser alinhado já na segunda-feira (3). As equipes das secretarias estão em alerta, entre elas a de Obras, Transportes e Mobilidade, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Segurança Pública, além de serviços de emergência em saúde. Confira algumas medidas: 

 Casa de Bombas – a Prefeitura instalou, na tarde desta quinta-feira (6), dois geradores de energia elétrica na Casa de Bombas 7 e um na Casa de Bombas 6, ambas no bairro Mathias Velho, a fim de garantir a continuação do serviço em caso de queda de energia elétrica. Os equipamentos ficarão fixos nos locais, escolhidos por fazerem parte da região com maior número de ocorrências durante temporais.  Há ainda um quarto gerador, que ficará volante e será transportado para o setor que tiver necessidade em caso de queda de energia.

Diálogo – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou uma reunião com a RGE para alinhar estratégias de prevenção em caso de falta de energia. As casas de bombas, que já recebem prioridade normalmente, receberão uma atenção especial nestes dias.  

 Subprefeituras – Equipes das subprefeituras intensificaram as ações de prevenção nos últimos dias, com hidrojateamento, limpeza de bocas de lobo e buscas para recolhimentos de galhos de árvores e entulhos. As ações acontecem com base em levantamento de pontos críticos nos bairros e no centro, com mapeamento dos locais mais atingidos em dias de chuva intensa. A Defesa Civil também já distribui uma quantidade de lonas para as subprefeituras, caso necessário. 

 Abrigos – Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.  

 Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. 

 

[addtoany]