Recebido pelos personagens mirins Maria Degolada e Jacaré Barnabé, o escritor Caio Riter embarcou em uma viagem especial pelo imaginário de suas obras na última sexta-feira (19). Autor de diversos livros infantojuvenis, o escritor gaúcho foi o convidado especial do projeto “Fome de Ler”, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nancy Pansera. Em uma tarde diferente para a comunidade escolar, Riter transitou por nove salas temáticas, produzidas com trabalhos artísticos baseados nas obras do autor.
Ao longo do ano, os 1.200 alunos da escola do Guajuviras se dedicaram a ler dez obras de Caio Riter, todas elas selecionadas pela equipe docente. A partir das leituras, os estudantes foram instigados a produzir peças artísticas variadas – que foram desde a construção musical até a confecção de obras de artes plásticas. Entre os temas abordados na sala de aula a partir das obras de Riter, foram debatidas questões de diferença de gênero, feminicídio e perdas familiares.
“Essa construção feita na escola é uma inspiração para todas as instituições de ensino de Canoas. Esse momento será inesquecível na vida de cada aluno”, elogia a secretária da Educação, Neka Escobar.
De acordo com o diretor da escola, Marcos Krindges, o dia da visita do escritor é apenas o ponto final de um projeto que envolve desde o início do ano alunos do 1º ao 9º ano. Durante o ano letivo, os jovens são incentivados a ter contato com a literatura a partir de iniciativas como a Sacolateca e a Gelateca. O primeiro, conforme Krindges, consiste em incentivar o aluno a levar, semanalmente, um bocado de livros para ler em casa, ao lado dos familiares. Já a Gelateca é um projeto sistemático de incentivo à leitura. No meio do saguão da escola, fica uma geladeira antiga que é continuamente abastecida de livros. Essas obras podem ser retiradas a qualquer momento e serem lidas em qualquer local. “O Fome de Ler é um projeto que começa na primeira reunião pedagógica do ano”, diz o diretor.
Muito além de uma simples palestra
A cada sala por onde passava, Riter se surpreendia com o magnitude do projeto. Ao lado da equipe diretiva da escola, o escritor peregrinou por todos os espaços preparados cuidadosamente pelos estudantes. Em alguns locais, além da exposição dos milhares de trabalhos de escrita e desenho, o autor era surpreendido por um apresentação musical, teatral e até mesmo por um recital de poemas.
“Geralmente, vou às escolas para dar alguma palestra ou contar histórias. Desta vez, foi algo muito diferente, fruto de uma dedicação deles e do incentivo dado pelos professores. É muito legal quando as nossas histórias viram motivação para um projeto como esse”, disse Riter. Depois de conhecer as salas temáticas, o autor ainda contou um pouco da sua trajetória de vida para os estudantes.
As obras de Riter utilizadas no projeto foram “O Fusquinha Cor de Rosa”, “Sete Patinhos na Lagoa”, “Um Reino Todo Quadrado”, “Pedro Noite”, “O Tesouro Iluminado”, “Tantos Barulhos”, “Maria Degolada, Santa Assombrada”, “Eu e o Silêncio do Meu Pai”, “A Filha das Sombras”, “O Menino do Portinari”.